28/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Manaus lança edital para capacitação no turismo de base comunitária

Publicado em 28 de abril, 2025

Manaus lança edital para capacitação no turismo de base comunitária

A iniciativa prevê investimento de R$ 500 mil voltados à qualificação de jovens e adultos de comunidades estratégicas (Foto: Thelson Souza/ManausCult)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), lançou, na sexta-feira, 25/4, o Edital de Chamamento Público nº 003/2025, que vai selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC), para executar o projeto “Capacitação e Qualificação Profissional no Turismo de Base Comunitária”. A iniciativa, inédita na área do turismo comunitário, prevê investimento de R$ 500 mil voltados à qualificação de jovens e adultos de comunidades estratégicas, como Colônia Antônio Aleixo, centro histórico e comunidade do Tupé.

A entrega das propostas para as OSCs interessadas começa nesta segunda-feira, 28/4, e poderá ser feita no protocolo da ManausCult, na rua Visconde de Mauá, nº 73, Centro, das 8h às 17h, e segue até 27 de maio de 2025, conforme regras estabelecidas no edital, disponível no site oficial da fundação.

O projeto será realizado em três etapas, entre julho e setembro, e oferecerá cursos como “Desenvolvimento do Ecossistema do Turismo Local”, “Empreendedorismo no Turismo” e “Inclusão Digital e Marketing Pessoal”, contemplando uma formação completa voltada para as exigências do mercado turístico atual.

Para o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, o lançamento desse edital marca um avanço significativo na política pública de turismo na capital.

“O turismo de base comunitária é uma ferramenta poderosa de geração de renda e fortalecimento cultural. Investir na qualificação dos moradores dessas áreas é garantir que o crescimento do setor aconteça de forma sustentável, respeitando a identidade das comunidades e ampliando as oportunidades de trabalho e empreendedorismo local”, destacou.

Desde 2018, a ManausCult não realizava um edital nesse formato e, pela primeira vez, a diretoria de Turismo lidera um processo voltado exclusivamente para o fortalecimento de comunidades turísticas.

A diretora de Turismo da ManausCult, Oreni Braga, também reforçou a importância da iniciativa. “Estamos trabalhando para tornar o turismo de Manaus mais inclusivo e competitivo. Capacitar as comunidades é investir na excelência do atendimento, na preservação ambiental e na valorização do nosso patrimônio cultural. Este edital é um passo essencial para integrar mais pessoas à cadeia produtiva do turismo”, afirmou Oreni.

A ação reafirma o compromisso da gestão municipal em fomentar políticas públicas de turismo que promovam desenvolvimento econômico, geração de renda e inclusão social, transformando as comunidades em protagonistas da atividade turística em Manaus.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.