26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Cheia no AM: Atalaia do Norte entra em situação de emergência

Publicado em 28 de abril, 2025

Foto: Diego Peres/Secom

Nesta segunda (28/04), o Governo do Amazonas, por meio do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, divulga o boletim com informações atualizadas sobre a cheia no estado.

De acordo com os decretos municipais, dos 62 municípios amazonenses, 13 estão em situação de emergência, 13 em alerta e 36 em atenção. Em relação ao último boletim, Atalaia do Norte saiu de alerta e entrou em situação de emergência.

Até o momento, 36 mil famílias foram afetadas em todo o Amazonas, aproximadamente 144 mil pessoas impactadas diretamente. As nove calhas de rios do Amazonas seguem em processo de cheia, com picos variados previstos entre março e julho.

Veja o boletim na íntegra: Boletim Operação Cheia 28.04.2025

Na última semana, o Governo do Amazonas antecipou a chegada da ajuda humanitária destinada aos municípios da calha do rio Madeira pela cheia dos rios. Entre os dias 21 e 23 de abril, Manicoré, Apuí e Humaitá receberam alimentos, água potável, caixas d’água e kits de purificadores, reforçando o apoio às populações em situação de emergência. Ao todo, as entregas contemplaram 8 mil famílias nos três municípios, beneficiando aproximadamente 26 mil pessoas.

Para a calha do Purus, o município de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de distância de Manaus) também recebeu ajuda humanitária, sendo o quarto do interior do Amazonas a receber apoio do Governo do Estado.

Com a operação coordenada pela Defesa Civil, aproximadamente 2 mil famílias serão beneficiadas com a entrega de 2 mil cestas básicas, o equivalente a 40 toneladas de alimentos, além de 200 caixas contendo 6 mil copos de água potável.

Saúde

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), embarcou, na sexta-feira (25/04), mais 30 kits para serem distribuídos para os municípios de Boca do Acre, Ipixuna e Guajará. Cada kit atende cerca de 500 pessoas, beneficiando 15 mil cidadãos nestas cidades.

Anteriormente, a SES-AM já havia enviado 42 kits para outros quatro municípios: Humaitá (12), Apuí (10), Novo Aripuanã (10) e Manicoré (10).

A previsão é alcançar mais de 35 mil pessoas em sete municípios, totalizando 72 kits destinados.

Na quinta-feira (24/04), o Governo do Amazonas, por meio da SES-AM enviou medicamentos e produtos destinados a saúde (PPS) para Apuí, Boca do Acre, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Manicoré e Novo Aripuanã, onde as prefeituras decretaram situação de emergência. São cerca de 100 itens que vão reforçar o abastecimento das unidades de saúde desses municípios, garantindo a assistência da população no período de enchente dos rios.

Neste mês de abril, a SES-AM também entregou à prefeitura de Manicoré uma usina de oxigênio com capacidade de produzir 30 metros cúbicos por hora, para atender o hospital do município. O equipamento vai substituir a usina atual, que tem capacidade de produzir 12 mil metros cúbicos de oxigênio por hora.

Na semana passada, foram enviados para o município de Apuí seis cilindros de oxigênio para servir de backup, considerando que o hospital local possui usina. Também foram enviados medicamentos e insumos hospitalares.

Operação Cheia

A Operação Cheia 2025 iniciou no dia 16 de abril, com o anúncio do governador Wilson Lima de envio de ajuda humanitária para a calha do rio Madeira, especificamente, para os municípios de Humaitá, Manicoré e Apuí, as primeiras cidades a decretarem situação de emergência em razão da cheia.

A mobilização foi realizada no dia 18 de abril, no Porto do São Raimundo, em Manaus, de onde saiu uma força-tarefa coordenada para garantir o atendimento imediato às populações afetadas.

Foram encaminhadas 160 toneladas de cestas básicas, contendo alimentos de primeira necessidade para garantir a segurança alimentar das famílias atingidas, além de 600 caixas d’água com capacidade para armazenamento em residências sem acesso ao abastecimento regular.

O pacote emergencial inclui ainda 33 mil copos de água potável e seis purificadores de água do projeto Água Boa, com capacidade para tratar e distribuir água limpa em comunidades isoladas.

Monitoramento

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado, informa que o monitoramento da cheia é contínuo e realizado pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, responsável por acompanhar os níveis dos rios ao longo de todo o ano.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.