09/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Suframa inicia quarta edição de integração e capacitação dos servidores das unidades regionais

Publicado em 22 de abril, 2025

Suframa inicia quarta edição de integração e capacitação dos servidores das unidades regionais

A Suframa deu início, nesta terça-feira (22), à quarta edição das “Semanas de Integração e Capacitação dos Servidores das Regionais”. A programação, que segue até o dia 30 de abril, tem como objetivo fortalecer a integração regional e capacitar os 15 servidores participantes, vindos dos estados do Acre, Roraima, Rondônia e Amapá. Ao longo de duas semanas, os servidores irão participar de palestras, visitas técnicas e treinamentos sobre temas estratégicos para a Autarquia.

A abertura aconteceu na sede da Suframa com a presença do superintendente Bosco Saraiva, acompanhado pelos superintendentes-adjuntos Luiz Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), Carlito Sobrinho (Administração), e pela coordenadora-geral de Mercadorias e Cadastro, Raquel Bentes, que representou a Superintendência Adjunta de Operações.

Abertura

Durante a abertura, o superintendente Bosco Saraiva destacou a importância da aproximação entre os servidores das regionais e a sede da Suframa. “O objetivo é promover o conhecimento mútuo e facilitar a comunicação entre todos os setores. Nosso esforço é por proximidade e integração, para que todos se sintam à vontade para buscar esclarecimentos e contribuir com melhorias para a nossa atuação regional”, afirmou Saraiva.

Após a abertura, os servidores tiveram duas palestras, a primeira sobre a reforma tributária e reflexos sobre a atuação da Suframa, e a segunda sobre Integridade. O superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar, explicou a dinâmica do evento. “A primeira semana é voltada para a integração, onde os servidores vão conhecer várias unidades estratégicas, trocar contatos e entender o que essas unidades fazem”, disse. A segunda semana será dedicada à capacitação técnica, abordando temas como a Lei de Informática, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), Processo Produtivo Básico (PPB), riscos fiscais e industrialização com matéria-prima regional.

Previsão

Ele também destacou que, na sexta-feira (25), estão previstas visitas à Fundação Paulo Feitoza e à fábrica da BIC. “Essas visitas são uma oportunidade de conhecer o processo produtivo de uma fábrica do Polo Industrial de Manaus, além visualizar, na prática, os investimentos realizados por meio da Lei de Informática e entender como os projetos desenvolvidos aqui podem ser replicados nas demais regiões”, completou Aguiar.

Participantes

O grupo que participa da quarta edição das “Semanas de Integração e Capacitação dos servidores das Regionais”, em Manaus, é composto pelos servidores: Alex Pinto de Oliveira, da ALC de Brasileia e Epitaciolândia, no Acre; Camila de Holanda Tavares Mendonça, Marciene Condack Mendes e Glenda Rodrigues Marques, da coordenação regional de Rio Branco, no Acre; Ulene Costa da Silva, da ALC de Tabatinga, no Amazonas; Aarão Teixeira dos Santos e Luiz Guilherme Piedade do Nascimento, da AlC de Macapá/Santana, no Amapá; Antomar Ramos de Castro da ALC de Guajará-Mirim, em Rondônia; João Ribeiro Alves, da coordenação regional de Vilhena, em Rondônia; Ana Maria Silva Marinho, e Claudenice de Brito Onofre, da coordenação regional de Porto Velho, em Rondônia; Alisson Barbosa Campos e Patrícia Ribeiro Furtunato, da coordenação regional de Ji-Paraná, em Rondônia; e Bruna Dielle Dantas Alves e Celma Moraes Cardoso (ALCBV), ambas da coordenação regional de Boa Vista, em Roraima.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.