16/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Sedecti inicia escuta ativa nos municípios do AM para construção do Plano de Bioeconomia

Publicado em 16 de abril, 2025

Foto: Angelo Vinicius/Sedecti

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) abriu, nesta quarta-feira (16/04), a etapa de Diálogos Municipais que tem como objetivo fortalecer o diálogo entre o Governo do Amazonas e os municípios amazonenses na construção do Plano Estadual de Bioeconomia. Durante esta etapa, técnicos da secretaria irão percorrer os 62 municípios do estado para ouvir representantes locais e coletar as principais demandas regionais.

A cerimônia foi realizada de forma virtual, com transmissão pelo Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), e contou com a participação de prefeitos e demais representantes municipais.

Representando o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, o evento foi conduzido pelo secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, que destacou a importância dos Diálogos para desenvolver a região e também garantir o crescimento sustentável, justo e feito por e para as comunidades locais.

“Com apoio do governador Wilson Lima, iniciamos hoje os Diálogos da Bioeconomia nos municípios. Tivemos a presença de grande parte das cidades do Amazonas, o que mostra o engajamento e o interesse em construir juntos o nosso Plano Estadual de Bioeconomia”, afirmou o secretário.

Durante o encontro, foi apresentado o objetivo dos diálogos, que visam ouvir representantes da sociedade civil, comunidades, prefeituras e instituições locais que atuam com bioeconomia ou temas relacionados, como agricultura familiar, turismo e meio ambiente.

Segundo Jeibi Medeiros, pela primeira vez, foram alcançados todos os municípios do estado para construir um plano que realmente represente a biodiversidade.

Segundo o secretário de Assuntos Estratégicos de Barcelos, Allen Gadelha, que participou do encontro, o município está comprometido com o desenvolvimento da bioeconomia, que valoriza os produtos da sociobiodiversidade, como a castanha, o ixi, o ará, os vinhos do açaí, abacaba e o caçari (camu-camu), altamente presentes nas áreas de várzea da região.

“Apesar do grande potencial da região, nosso rendimento entre nossos produtos ainda é baixo, visto que mais de 50% do território está ocupado por áreas de conservação e terras indígenas, o que exige alternativas sustentáveis de uso dos recursos naturais. Precisamos, em parceria com o Governo do Estado, construir políticas públicas que agreguem valor à produção local, assegurem retorno à população ribeirinha e cabocla e fortaleçam uma economia baseada na conservação da nossa biodiversidade”, disse Allen.

Diálogos

A construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas está em andamento. Durante a etapa dos Diálogos Municipais, técnicos da Sedecti percorrerão os 62 municípios do estado para ouvir representantes locais e coletar demandas. O objetivo é elaborar um plano justo, equitativo e alinhado às necessidades de cada região.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.