18/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Tanara Lauschner, do PCdoB, é a nova reitora da Ufam, em embate marcado por direita e esquerda

Publicado em 15 de abril, 2025

Tanara Lauschner, do PCdoB, é a nova reitora da Ufam, em embate marcado por direita e esquerda

Tanara ao lado do vice-reitor eleito, Geone Maia Corrêa, venceram a disputa com 52,86% dos votos válidos. (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) escolheu sua nova liderança para os próximos quatro anos. A professora Tanara Lauschner foi eleita reitora da instituição nesta segunda-feira (14), ao lado do vice-reitor eleito, Geone Maia Corrêa, representando a Chapa 57 – “MUDANÇA!”. Eles venceram a disputa com 52,86% dos votos válidos, superando a Chapa 25, formada por Marco Antônio de Freitas Mendonça e Armando Araújo Júnior, que obteve 47,14%.

Tanara, vinculada ao Instituto de Computação, foi destaque durante a campanha por apresentar uma proposta de gestão voltada à inovação, à transparência e à inclusão. A chapa vencedora também se comprometeu com o fortalecimento da pós-graduação, a valorização da pesquisa de excelência e a implementação de uma política indígena que promova ações afirmativas e garanta os direitos dos povos originários.

Os resultados detalhados da votação mostram o amplo apoio estudantil à nova reitora. Entre os alunos, Tanara conquistou 6.640 votos, contra 3.642 do adversário. Já entre os docentes, obteve 966 votos, enquanto Marcão somou 706. O maior desafio esteve entre os técnicos administrativos, onde foi derrotada por 894 a 483 votos.

Após o resultado, Tanara foi recebida por apoiadores e, em discurso na Faculdade de Tecnologia (FT), destacou a importância da união: “Agora, nossa missão é unificar a universidade e trabalhar com todos os segmentos da comunidade acadêmica para construir uma Ufam mais forte e democrática”.

Com a vitória no segundo turno, Tanara encabeça a lista tríplice que será encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável por oficializar a nomeação. Além dela, integram a lista os professores Marco Antônio e Adriana Malheiro Alle Marie, terceira colocada no primeiro turno. No entanto, há um acordo informal entre os concorrentes para que os demais nomes declinem da indicação caso a escolha da comunidade acadêmica não seja respeitada.

Assim, Tanara Lauschner torna-se, na prática, a nova reitora da Ufam, simbolizando uma nova fase para a instituição. Sua eleição reflete o desejo por uma gestão mais participativa, conectada aos desafios contemporâneos da educação pública no Brasil.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.