03/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

MME destaca liderança brasileira nos biocombustíveis em ano de COP30

Publicado em 15 de abril, 2025

MME destaca liderança brasileira nos biocombustíveis em ano de COP30

A Lei do Combustível do Futuro institui diretrizes para a descarbonização da matriz de transportes e fortalece o papel dos biocombustíveis na matriz energética brasileira. (Foto: Reprodução)

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, na manhã desta segunda-feira (14/4), em São Paulo, do seminário “A Lei Combustível do Futuro e as Perspectivas para os Biocombustíveis no Brasil”, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes da indústria para debater os desafios e oportunidades dos biocombustíveis em setores estratégicos, como o transporte terrestre, marítimo e aéreo.

Representando o ministro Alexandre Silveira, o diretor do Departamento de Biocombustíveis do MME, Marlon Arraes, destacou o papel dos biocombustíveis como eixo estruturante da transição energética brasileira. “O Brasil reúne ativos estratégicos que o colocam em posição de protagonismo na descarbonização dos transportes. A Lei do Combustível do Futuro consolida esse caminho ao estabelecer metas claras e mecanismos de fomento à inovação, ao investimento e à sustentabilidade”, afirmou.

Aprovada no Congresso Nacional no ano passado, a Lei do Combustível do Futuro (14.993/24) institui diretrizes para a descarbonização da matriz de transportes e fortalece o papel dos biocombustíveis na matriz energética brasileira. Estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao MME, projeta que o setor tem potencial para movimentar cerca de R$ 1 trilhão em recursos até 2030. O seminário promoveu painéis sobre o uso do biodiesel nos transportes terrestre e aquaviário, os investimentos em HVO e SAF, além de debates sobre os preparativos para a COP30, em Belém (PA).

No período da tarde, o MME também participou do evento “Biometano: Oportunidades e Desafios para os Resíduos Sólidos Urbanos”, promovido pela Frente Parlamentar da Economia Verde, em parceria com a ABiogás e a Abrema. O encontro reuniu autoridades do governo federal, representantes da indústria, parlamentares e especialistas para discutir estratégias de expansão do uso do biometano produzido a partir de resíduos sólidos urbanos.

Agência Gov

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.