29/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

David Almeida entrega carteira funcional a 217 novos guardas municipais

Publicado em 14 de março, 2025

Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta sexta-feira, 14/3, a carteira funcional aos 217 novos guardas municipais, habilitando-os, de fato e de direito, para atuar nas ruas da capital. O evento foi realizado no Parque Municipal do Idoso, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, com a presença de autoridades, representantes das forças de segurança e familiares dos novos agentes.

O reforço no efetivo faz parte do compromisso da gestão municipal em estruturar a Guarda Municipal, que, ao longo dos últimos três anos, passou por significativas transformações. Os novos agentes foram aprovados em concurso público e passaram por um rigoroso curso de formação com mais de 450 horas de capacitação, tornando-se aptos para atuar na proteção do patrimônio público e no apoio às demais forças de segurança.

O prefeito David Almeida destacou o avanço histórico que a corporação tem vivido em sua gestão.

“Nós tínhamos 385 guardas, agora somamos mais 217 e teremos mais 120 até o final do ano. A Guarda Municipal existe há 77 anos e, hoje, estamos realizando um sonho com a primeira turma de guardas armados, treinados e equipados. Quando assumi a prefeitura em 2021, a Guarda tinha apenas dois carros antigos, sem condições de trabalho. Agora, conseguimos armar a corporação, realizar este concurso público, mudar o estatuto, atualizar a Lei Orgânica do Município, melhorar a questão salarial e criar um plano de cargos e salários. Esse esforço culmina na habilitação de novos guardas que vão atuar na segurança pública da cidade de Manaus”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom

Além do aumento no efetivo, a Guarda Municipal recebeu quase 90 novos veículos para reforçar a atuação nas ruas. O fortalecimento da corporação também amplia sua capacidade operacional e abre caminho para discussões sobre sua atuação dentro do sistema de segurança pública.

O senador Eduardo Braga ressaltou a importância da municipalização da segurança e o compromisso de buscar mudanças na legislação federal. “Vamos manter contato com o secretário Alberto Neto para recebermos apoio técnico da Semseg e apresentar uma emenda constitucional que possibilite a criação da Polícia Municipal. A integração do sistema de segurança com os municípios é fundamental para combater o crime no país”, afirmou o senador.

O secretário da Semseg, Alberto Siqueira, reforçou que a ampliação do efetivo e dos equipamentos é essencial para atender a crescente demanda da cidade. “As demandas estavam aumentando, mas faltava efetivo e equipamentos. Agora, com essa ampliação, conseguiremos potencializar o que já temos e reforçar a presença da Guarda Municipal em terminais de ônibus, unidades de saúde e escolas”, destacou o titular da pasta.

Para os novos guardas municipais, a habilitação marca o início de uma trajetória de compromisso com a segurança da população. “É uma honra fazer parte dessa instituição que só cresce. Estamos prontos para contribuir com a segurança pública e servir à sociedade com dedicação”, afirmou a guarda municipal Bianca Nasser.

Investimentos

A Prefeitura de Manaus seguirá ampliando a segurança pública com a convocação de mais 120 novos guardas até o final do ano. Além disso, a gestão municipal já trabalha no projeto para a construção do primeiro quartel da Guarda Municipal, uma estrutura moderna que dará melhores condições de trabalho aos agentes e fortalecerá ainda mais a corporação.

O fortalecimento da Guarda Municipal também conta com o apoio do senador Eduardo Braga, que destinou uma emenda parlamentar de R$ 10 milhões para a reestruturação e modernização da corporação. Os recursos foram utilizados para a aquisição de 22 novas viaturas, incluindo modelos Mitsubishi e Toyota Yaris, além de armamentos como metralhadoras, escopetas e pistolas. Essa iniciativa amplia a capacidade operacional da guarda e contribui para uma maior sensação de segurança na cidade.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.