25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Semed e Esmam promovem palestra sobre o ECA para alunos da rede municipal

Publicado em 06 de março, 2025

Semed e Esmam promovem palestra sobre o ECA para alunos da rede municipal

Para fortalecer a formação cidadã dos estudantes, a Prefeitura de Manaus, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), iniciou, nesta quinta-feira, 6/3, o projeto “Esmam nas Escolas”, com debates e reflexões sobre temas como Direitos e Deveres de Criança e Adolescentes, Direitos Fundamentais, Violência de Gênero, Cidadania e Participação Popular. A ação acontecerá, uma vez por mês, em uma escola da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Escola

A escola municipal Poetisa Cora Coralina, no bairro Cidade de Deus, zona Norte, foi a primeira a receber o evento, que contou com palestra interativa, vídeo demonstrativo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), proporcionando um aprendizado dinâmico e acessível. A atividade é coordenada pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), da Semed.

“Nosso objetivo é trazer informações sobre direitos fundamentais de maneira acessível, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes. A parceria com a Esmam fortalece esse propósito, garantindo que crianças e adolescentes compreendam seus direitos e deveres dentro da sociedade”, afirmou o coordenador do Nupi, Ricardo Simões.

Estudantes

Aproximadamente cem estudantes do 8º ano, do ensino fundamental, participaram da iniciativa que busca aproximar crianças e adolescentes do conhecimento jurídico. “Entender nossos direitos nos ajuda a saber quando algo está errado e também a cumprir nossos deveres como cidadãos”, destacou a estudante Rebeka Rocha.

A juíza de direito Larissa Padilha destacou a importância da educação jurídica para os alunos, ressaltando que o conhecimento sobre o ECA deve ser descomplicado e pedagógico, para contribuir com a formação cidadã.

“A educação jurídica é como uma grande ajuda para os alunos entenderem o que podem e devem fazer como cidadãos. É como dar a eles um mapa de como as coisas funcionam na sociedade”, afirmou a magistrada.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.