27/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Em Atalaia do Norte, MPAM recomenda criação de ouvidoria-geral

Publicado em 06 de março, 2025

Foto: Divulgação/Prefeitura de Atalaia do Norte

Para viabilizar aos moradores de Atalaia do Norte um canal onde possam expressar suas demandas e esclarecer dúvidas, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) expediu recomendação à prefeitura do município para que adote, no prazo de 20 dias, as medidas necessárias para a criação de uma ouvidoria-geral vinculada ao gabinete do prefeito ou à controladoria interno.

A iniciativa leva em consideração que as ouvidorias públicas são instrumentos da democracia, pois proporcionam à sociedade a oportunidade de exercer o direito à participação e ao controle da administração pública, criando um canal entre o cidadão e o poder público. Além disso, a Associação Amazonense de Municípios (AAM) celebrou com o MPAM o Acordo de Cooperação Técnica Nº 009/2023-MP/PGJ, que visa a instalação de ouvidorias em todos os municípios do Estado e, consequentemente, a criação de uma rede de ouvidorias municipais interligada à Ouvidoria-Geral do MPAM.

A participação ativa dos cidadãos brasileiros no controle da gestão pública é assegurada na Constituição Federal de 1988 e tem como objetivo construir uma sociedade mais livre, justa e solidária, fundamentada na cidadania e na dignidade da pessoa humana.

De acordo com o promotor de Justiça Dimaikon Dellon Silva do Nascimento, que assina a recomendação, com a ouvidoria os cidadãos terão a oportunidade de contribuir ativamente para a melhoria dos serviços públicos, ajudando a identificar problemas e a propor soluções. “Isso não só fortalece a confiança entre a população e a administração municipal, mas também garante que as políticas públicas sejam mais responsivas e alinhadas às reais necessidades da população do município, homenageando, desta forma, os princípios da transparência e eficiência na administração pública”, destacou.

Após a criação da ouvidoria-geral de Atalaia do Norte, a prefeitura do município deve, no prazo de 10 dias, proceder com a adoção de medidas necessárias para aderir ao Acordo de Cooperação Técnica Nº 009/2023-MP/PGJ.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.