23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

‘Aprendendo a Desenhar’ leva oficinas de arte a escolas da zona Norte da cidade

Publicado em 20 de fevereiro, 2025

‘Aprendendo a Desenhar’ leva oficinas de arte a escolas da zona Norte da cidade

Alunos do Fundamental II de três escolas municipais da zona norte de Manaus estão participando do projeto “Aprendendo a Desenhar”, que oferece oficinas de arte com foco na prática do desenho livre. A iniciativa, idealizada em agosto de 2024, foi aprovada no edital Macro 002/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), promovido pela Concultura de Manaus. O objetivo é proporcionar acesso à educação artística e incentivar a criatividade entre os jovens.

Cada escola terá uma turma participando da oficina, que será realizada nas seguintes datas:

•Escola Municipal Vicente Cruz – 14 de março (14h às 15h30)

•Escola Municipal Lucila Freitas – 21 de março (14h às 15h30)

•Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo – 28 de março (14h às 15h30)

A oficina “Aprendendo a Fazer Desenhos Livres” será conduzida por educadores e artistas locais, que ensinarão técnicas fundamentais do desenho, como proporção, sombreamento e perspectiva. Além disso, os alunos serão incentivados a explorar a experimentação criativa e a desenvolver seu próprio estilo artístico.

Arte e transformação

A escolha pelo Fundamental II se deu pela importância de estimular a criatividade e o pensamento crítico em um momento decisivo da formação pessoal e acadêmica dos alunos. O contato com a arte pode abrir novas perspectivas educacionais e profissionais, além de fortalecer a autoestima, a expressão individual e o senso crítico dos jovens.

Para muitas escolas públicas, o acesso a atividades culturais ainda é limitado, e projetos como o “Aprendendo a Desenhar” ajudam a suprir essa lacuna. A iniciativa também se alinha aos objetivos da Política Nacional Aldir Blanc, que busca democratizar o acesso à cultura e valorizar a produção artística local.

Com o encerramento das oficinas no final de março, os organizadores esperam que os alunos continuem explorando o universo do desenho, seja como forma de expressão, lazer ou até mesmo uma futura carreira artística.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.