
Não sei onde está o meu título eleitoral; como posso recuperar?
Perdeu ou não sabe onde deixou seu título de eleitor, mas precisa do documento com urgência? Não se preocupe! A Justiça Eleitoral disponibiliza algumas formas de recuperar o título pela internet.
Se você está em dia com as obrigações eleitorais, pode emitir a segunda via gratuitamente pelo aplicativo e-Título ou no serviço Autoatendimento Eleitoral. Por outro lado, se não estiver quite com a Justiça Eleitoral, terá de regularizar a situação para obter novamente o documento.
Para recuperar o documento pelo e-Título, a pessoa deve baixar ou atualizar o aplicativo, disponível para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android.
Em seguida, deve clicar em “Mais Opções”, na barra inferior à direita, e, depois, acessar “Imprimir Título Eleitoral”. Por esse caminho, a pessoa terá acesso à segunda via do documento em versão digital.
O e-Título, que também dispõe de ferramentas inclusivas para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltônicas, pode ser utilizado ainda como documento de identificação para votar, desde que contenha a fotografia da eleitora ou do eleitor.
Pelo app ainda é possível acessar vários serviços, tais como:
Outra forma de obter o título eleitoral gratuitamente é pelo Autoatendimento Eleitoral. Confira, a seguir, o passo a passo:
Mais do que um mero certificado de alistamento eleitoral, o título de eleitor é um documento essencial, que habilita o cidadão a votar e ser votado. É um instrumento fundamental para o exercício da cidadania na escolha dos representantes da população para cargos dos Poderes Executivo e Legislativo federal, estaduais, municipais e distrital.
Quem está sem o título de eleitor ou com o título cancelado e não regularizar a situação não poderá votar. Se não participar da eleição, não justificar e não pagar multa, enfrentará várias restrições no dia a dia. Confira algumas:
O título de eleitor também está entre os documentos obrigatórios para a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em instituições de ensino superior.