26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Operação Maravalha 2025: Ibama intensifica ações contra o desmatamento na Amazônia

Publicado em 07 de fevereiro, 2025

Operação Maravalha 2025: Ibama intensifica ações contra o desmatamento na Amazônia

A iniciativa busca consolidar a redução dos índices de desmatamento alcançada nos dois primeiros anos do governo Lula (Foto: Divulgação)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu início, em janeiro de 2025, à Operação Maravalha, um conjunto de ações estratégicas para combater o desmatamento na Amazônia. A iniciativa busca consolidar a redução dos índices de desmatamento alcançada nos dois primeiros anos do governo Lula, reforçando o compromisso do país com a preservação ambiental e o combate aos crimes ambientais.

A operação ocorrerá ao longo de todo o ano de 2025 e abrangerá diversos estados da Amazônia. O início das ações ocorre simultaneamente em três áreas críticas para a extração e comercialização ilegal de madeira: o distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho (RO); o distrito de Moraes de Almeida, em Novo Progresso (PA); e o município de Tailândia (PA).

Nessa fase da operação cerca de 110 empresas são alvo da fiscalização. Com um efetivo de mais 80 agentes, a ação conta ainda com cinco aeronaves e 29 viaturas, ampliando a capacidade de fiscalização e de resposta em áreas de difícil acesso. As equipes concentram esforços na fiscalização de polos madeireiros e na verificação da origem da madeira. Também estão sendo realizadas incursões em locais com alertas recentes de desmatamento. O Ibama identificou um grande volume de madeira nativa nessas regiões e tem adotado medidas rigorosas para coibir a comercialização ilegal do produto. A fiscalização dos polos madeireiros visa interromper a cadeia de exploração ilegal, contribuindo para a redução do desmatamento. Já a apreensão de gado criado ilegalmente busca enfraquecer financeiramente as redes criminosas envolvidas na grilagem e no desmatamento da floresta. A Operação Maravalha é uma das linhas de ação para combater o desmatamento ilegal na Amazônia executadas pelo Ibama e nos primeiros dias de foram lavrados 23 autos de infração, aplicados R$ 4 milhões em multas e apreendidos mais de 7 mil metros cúbicos de madeira. Com essa ofensiva, o Ibama reforça sua atuação na Amazônia, alinhado à política sobre mudança do clima e o combate aos delitos ambientais.

“A cadeia ilegal da madeira é o início do processo de degradação e desmatamento da Amazônia. Os alvos alcançados na Operação Maravalha tem rebatimento no Estado do Amazonas, principalmente no município de Lábrea um dos que mais sofreu com a perda da floresta”. São palavras do Superintendente do IBAMA-AM, Joel Araújo.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.