24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

IPTU e alvará: Prefeitura de Parintins busca ampliar arrecadação e reduzir inadimplência em 2025

Publicado em 06 de fevereiro, 2025

IPTU e alvará: Prefeitura de Parintins busca ampliar arrecadação e reduzir inadimplência em 2025

A Prefeitura de Parintins projeta um incremento significativo na arrecadação tributária para o ano de 2025, impulsionado pela arrecadação de tributos municipais como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e as taxas de alvará de funcionamento.

De acordo com dados oficiais, a estimativa de arrecadação com o IPTU é de R$ 4,81 milhões, considerando um total de 12.548 contribuintes inscritos no imposto. No entanto, a inadimplência continua sendo um desafio para a administração municipal, com 7.986 contribuintes em subsídio.

Alvará

No que diz respeito ao alvará de funcionamento, a Prefeitura espera arrecadar R$ 1,92 milhão, apesar de haver 3.368 estabelecimentos inadimplentes. Os valores arrecadados são fundamentais para a execução de projetos e obras que beneficiam diretamente a população.

Comparativo com anos anteriores

Nos últimos anos, a arrecadação municipal tem demonstrado um crescimento gradual. Em 2024, os valores arrecadados com o IPTU giraram em cerca de R$ 78,8 mil, enquanto o alvará somou aproximadamente R$ 62,6 mil. Em relação a 2023, o crescimento é ainda mais expressivo, uma vez que naquele ano o município arrecadou cerca de R$ 1,27 milhão com IPTU e R$ 816,7 mil com alvarás.

A diferença significativa entre 2023 e 2024 evidencia uma queda acentuada na arrecadação, tornando a projeção para 2025 um desafio para a administração municipal. A expectativa é que o Refis possa reduzir a inadimplência e melhorar a arrecadação para reverter esse cenário.

Importância da arrecadação

A secretária de Terras, Cadastro e Arrecadação, Ana Vitória Garcia, destaca que os tributos retornam à população em forma de melhorias, como obras e serviços essenciais.

“A arrecadação que a Prefeitura faz com os tributos municipais por meio da Secretaria é totalmente investida na cidade. Isso é o que chamamos de obras realizadas com recursos próprios do município. Ou seja, a população paga o imposto e, mais adiante, recebe esse retorno em forma de obras e melhorias viabilizadas por essa arrecadação”, afirmou.

Além disso, Ana Vitória reforça a relevância do Refis como uma oportunidade para os contribuintes quitarem suas dívidas.

Refis

“O Refis é uma grande oportunidade para os contribuintes regularizarem suas pendências com descontos em juros e multas. Quem não aproveitar agora pode ter que esperar anos por uma nova edição do programa, pois sua realização depende da legislação vigente. A população deve se organizar e aproveite essa chance, pois, a partir de junho, os juros e multas voltarão a ser cobrados”, alertou.

A expectativa é que, com uma maior conscientização da população e medidas para facilitar a regularização dos subsídios, a arrecadação continue crescendo nos próximos anos, garantindo mais investimentos e melhorias para a cidade.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.