22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Expansão de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) no AM é discutida em reunião

Publicado em 29 de janeiro, 2025

Expansão de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) no AM é discutida em reunião

A ampliação dos Pontos de Inclusão Digital (PID’s) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) beneficiando especialmente comunidades remotas no interior, foi um dos principais assuntos discutidos entre o presidente da Corte, desembargador Jomar Fernandes, e o senador Eduardo Braga, nesta semana, na sede do Judiciário estadual, durante visita institucional.

Tratativas

O parlamentar colocou-se à disposição para intermediar tratativas junto a ministérios e órgãos federais a fim de viabilizar a implementação de novos pontos e, ainda, contemplando outros serviços, não apenas os judiciais, mas também a emissão de certidões de registro civil, atendimentos previdenciários, trabalhistas e eleitorais.

“O projeto de expansão dos Pontos de Inclusão Digital é uma medida essencial para garantir o amplo acesso à justiça e à cidadania, especialmente para comunidades ribeirinhas e indígenas do interior do Amazonas, que enfrentam barreiras geográficas e estruturais para acessar os serviços públicos. Por isso queremos fechar parcerias com vários órgãos para que possamos agregar um bom número de serviços, o que facilitará a vida dessa população mais sofrida”, destacou o desembargador Jomar Fernandes.

PID

Os PID’s são unidades estruturadas com infraestrutura tecnológica que permitem a realização de atos processuais, como videoconferências em audiências judiciais, atendimento pelo Balcão Virtual e acesso a serviços digitais do Poder Judiciário. A regulamentação desses pontos no Amazonas foi estabelecida pelo TJAM através da Portaria nº 2.609, de 28 de junho de 2023.

O Tribunal já instalou quatro pontos nos municípios do Careiro-Castanho (Comunidade do Purupuru), Tonantins, Manaquiri (Comunidade Boa Vista) e em Tefé. Estes primeiros PID’s serviram como base para o planejamento da expansão, que prevê a instalação de 98 novos pontos por ano. Com a ampliação, moradores de áreas remotas poderão participar de audiências, consultar processos e emitir certidões sem a necessidade de deslocamento até a capital ou sedes municipais, promovendo maior inclusão digital e eficiência na prestação jurisdicional.

“E a intenção é que esses pontos possam agregar também outros serviços públicos, como os prestados pelos cartórios extrajudiciais, TRE (Tribunal Regional Eleitoral), TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e os serviços previdenciários do INSS. Esse tipo de ação beneficiará milhares de pessoas que hoje possuem dificuldade para saírem de suas comunidades e seguirem até as sedes dos municípios para resolverem suas demandas”, acrescentou o presidente do TJAM.

Ministério das Comunicações

No ano passado, o desembargador Jomar Fernandes, ainda como presidente eleito do TJAM, reuniu-se com o ministro das Comunicações, José Juscelino dos Santos Rezende Filho, em Brasília, para tratar da viabilidade técnica e dos investimentos necessários para a ampliação dos PID’s nas comarcas amazonenses.

Projeto

O projeto de expansão contempla um diagnóstico da infraestrutura local, planejamento estratégico de implementação, capacitação dos profissionais envolvidos e definição dos recursos humanos, materiais e financeiros necessários para a execução. O presidente do TJAM enfatizou ainda que a viabilidade do projeto depende, ainda, da estrutura logística dos municípios, incluindo disponibilidade de energia elétrica, fator essencial para garantir o funcionamento pleno dos pontos de inclusão.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.