13/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ações de saneamento e habitação do Governo do Amazonas são apresentadas em evento do Banco Mundial em Manaus

Publicado em 27 de janeiro, 2025

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Durante evento promovido pelo Banco Mundial em Manaus, realizado nesta segunda-feira (27/01), o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, apresentou os desafios enfrentados na região e os programas executados pelo Governo do Amazonas nas áreas de saneamento básico e habitação.

A apresentação foi durante o Seminário Desafios da Amazônia e Programa Amazônia Viva, realizado nesta segunda-feira (27/01), no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Marcellus Campêlo apresentou dados que mostram que mais de 806 mil pessoas no Amazonas ainda não têm acesso a abastecimento de água. Mais de 3,3 milhões estão sem serviço de esgoto, quase 1,5 milhão de habitantes não possui coleta de lixo e mais de 70 mil domicílios estão sem serviço de drenagem. O Governo do Amazonas, disse ele, tem apoiado o município na busca por soluções, com ações efetivas que já permitiram avançar nessas áreas.

O secretário destacou que o Governo do Amazonas vem desenvolvendo diversos programas nas áreas de saneamento básico, habitação e urbanização. Citou como exemplos o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin), Amazonas Meu Lar, Ilumina+ Amazonas, Projeto Água Boa e o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), que foi concluído em Maués e está em execução em Parintins.

“Precisamos nos unir para estabelecer um pacto pela habitação, que envolva os governos federal, estadual e municipais. Quando a gente leva habitação para a população, leva também uma série de outros serviços, como urbanização, água, esgoto, coleta do lixo, acesso à saúde e à segurança. Quando a gente resolve a habitação, os outros serviços vêm a reboque”, frisou o secretário.

Presidido por Marcellus Campello, o painel Amazônia Habitável, teve como tema ‘Melhoria dos padrões de vida, inclusão social e resiliência da comunidade’. O evento reuniu organizações governamentais e não governamentais, e pesquisadores.

O evento também teve a participação do pesquisador em Abastecimento de Água e Saneamento Rural, João Paulo Borges Pedro, do diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Denison Gama, e Valcleia Solidade.

Também participaram do painel a ativista Vanda Witoto, que falou da luta por saneamento básico, saúde e infraestrutura no Parque das Tribos, primeiro bairro indígena de Manaus, e a arquiteta e urbanista Lorena Jezini, gestora de projetos socioambientais da Oca Amazônia.

O Programa Amazônia Viva é uma iniciativa do Grupo do Banco Mundial, realizada em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo é fortalecer a proteção da floresta amazônica e fomentar oportunidades econômicas inclusivas e baseadas na natureza para a população.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.