
A ação ocorreu durante uma abordagem à embarcação GM de Oliveira, no rio Solimões. (Foto: Divulgação)
Em uma operação realizada na Base Fluvial Arpão 1, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu mais de 55 quilos de pasta-base de cocaína nesta segunda-feira (20/01). A ação ocorreu durante uma abordagem à embarcação GM de Oliveira, no rio Solimões, nas proximidades do município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus.
A droga estava camuflada em bombas d’água, malas e coletes salva-vidas. Durante a operação, uma mulher de 29 anos foi presa em flagrante.
A abordagem, realizada por volta das 19h, foi conduzida por policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O cão farejador Xerife, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (Cipcães), foi fundamental para identificar o entorpecente escondido.
Em um primeiro momento, o cão sinalizou a presença de drogas em uma mala pertencente à mulher, onde foram encontrados sete tabletes de pasta-base de cocaína, totalizando 7,3 quilos. Em seguida, mais 48 quilos foram localizados em diferentes partes da embarcação, incluindo 14 quilos escondidos dentro de duas bombas d’água.
Após a perícia e pesagem realizadas pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), foi confirmada a apreensão de 55,4 quilos de drogas, que, segundo estimativas, têm um valor de mercado de aproximadamente R$ 2,7 milhões.
A mulher foi detida e apresentada à Polícia Civil na Base Arpão 1, onde responderá pelo crime de tráfico de drogas. O responsável pela embarcação também foi encaminhado para prestar esclarecimentos. O principal transportador do entorpecente, no entanto, não foi localizado.
Veja mais notícias em Geral