
48kg de droga são apreendidos em Coari escondidos dentro de coletes salva-vidas e bombas d’água
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO-AM), em parceria com a Base Arpão I, da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas, realizou, no dia 20 de janeiro de 2025, uma importante apreensão de entorpecentes durante a fiscalização em embarcações, que têm como objetivo intensificar o combate ao tráfico de drogas na região.
A ação ocorreu no Rio Solimões, na Base Tiradentes (Arpão I), quando uma embarcação de passageiros, que transportava passageiros e cargas com destino a Manaus, foi abordada após trabalho de monitoramento pela FICCO. Durante as buscas realizadas pela equipe da Polícia Militar, foram encontrados:
• 34 tabletes de pasta base de cocaína, totalizando 34 kg, acondicionadas em coletes salva-vidas;
• 2 bombas d’água recheadas com pasta base de cocaína, totalizando 14 kg.
O responsável pela embarcação foi conduzido ao Distrito Integrado de Polícia (DIP) da Base Arpão, em Coari, onde a materialidade foi periciada.
A ação foi resultado de um trabalho de monitoramento coordenado entre a FICCO/AM e a COE/PMAM, que identificaram a utilização da aeronave em atividades suspeitas. Durante a abordagem e fiscalização do helicóptero realizada pela equipe da COE, foi constatada a presença de uma grande quantidade de material entorpecente, acondicionado em sacas pretas. A localização da aeronave contou também com denúncias da comunidade local.
Essa operação reforça o compromisso da FICCO-AM do Amazonas em combater o tráfico de drogas e garantir maior segurança à população.
Em mais uma ação de cooperação entre os órgãos de segurança pública, a FICCO/AM é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado e Segurança Pública, Polícia Civil do Amazonas, Polícia Militar do Amazonas, Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, tendo como objetivo a integração e cooperação entre os órgãos de segurança pública em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade violenta.