12/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Barco Hospital São João XXIII supera expectativa de atendimentos em expedição com SES-AM

Publicado em 14 de dezembro, 2024

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

O Barco Hospital São João XXIII, que está realizando a primeira expedição em parceria com o Governo do Amazonas em comunidades ribeirinhas de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), já ultrapassou a expectativa de atendimentos prevista para ser cumprida em quatro dias da missão – de quarta-feira (11/12) até este sábado (14/12). A meta era realizar 425 atendimentos, mas já foram recebidos 979 pacientes, mais do que o dobro, em três dias (de quarta até a última sexta-feira (13/12).

Na sexta-feira, a equipe de gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), tendo à frente a titular da pasta, Nayara Maksoud, acompanhou de perto os atendimentos no Barco Hospital. O secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, também integrou a equipe e ficou impressionado com a estrutura da embarcação e o trabalho que está sendo realizado.

O barco foi construído pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, e as expedições são organizadas em parceria com a SES-AM. Nesta primeira viagem, explica a Nayara Maksoud, os atendimentos se concentraram na comunidade Xiborena, alcançando outras localidades próximas.

Em três dias, segundo a secretária, foram registradas 795 consultas médicas, além de 147 atendimentos odontológicos e a realização de 37 cirurgias de baixa e média complexidades, como as de hérnia e vesícula.

“É um resultado muito positivo e um trabalho diferenciado que está sendo feito no Amazonas, que possui uma característica geográfica singular. Queremos avançar com esse modelo, tornando uma política pública, diante de uma região singular como o Amazonas”, afirmou Nayara Maksoud. De acordo com ela, as próximas expedições já estão em planejamento.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

O Barco Hospital São João XXIII dispõe de estrutura hospitalar completa para a realização de consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem e cirurgias de baixa e média complexidade. Entre as especialidades ofertadas estão clínico-geral, dentista, dermatologista, ginecologista, oftalmologista e pediatra.

“A principal característica é o acolhimento. O paciente chega, passa pela consulta, realiza os exames necessários e já sai daqui com o remédio, para dar continuidade ao tratamento. Se precisar de cirurgia, também pode realizar aqui mesmo, dependendo do caso. Então, é um projeto que traz saúde e agilidade no atendimento para as populações ribeirinhas”, enfatizou frei Alberto Medeiros, representante da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.

A dona de casa Railiani da Silva veio de outra comunidade em busca de uma consulta com um pediatra para o filho. A viagem valeu a pena. “Estou muito feliz. Aqui no barco eu consegui fazer tudo de forma rápida e segura. E como sou mãe de primeira viagem, as dúvidas existem. Graças a Deus, está tudo bem com o meu bebê e eu só tenho a agradecer”, disse.

Antônio Costa também esteve no São João XXIII para se consultar com o oftalmologista. Para ele, a experiência foi muito positiva. “Eu não estava enxergando direito. Passei com o médico aqui e já vou ser encaminhado para realizar a cirurgia que eu tanto preciso. Estou saindo muito grato, porque meu problema foi resolvido”, comentou.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.