01/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Grávida com suspeita de apendicite é transportada de helicóptero da zona rural para Manaus pelo Dioa

Publicado em 09 de dezembro, 2024

Grávida com suspeita de apendicite é transportada de helicóptero da zona rural para Manaus pelo Dioa

Nesta segunda-feira (09/12), o Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), resgatou uma mulher grávida de 27 anos, diagnosticada com infecção urinária e suspeita de apendicite. A operação aeromédica ocorreu na comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada na zona rural de Manaus.

A ação teve início após o Dioa ser acionado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe da SSP-AM, com o apoio de médicos intervencionistas, se deslocou até a comunidade para realizar o atendimento aeromédico.

Gestante

O coordenador do Departamento Aéreo, delegado Rafael Montenegro, destacou que a vítima estava com fortes dores, mas foi estabilizada e encaminhada para a ambulância após o resgate.

“A gestante estava com suspeita de apendicite e, ao chegar ao local, constatamos que ela estava com muita dor. Após a estabilização, ela conseguiu viajar na aeronave de forma tranquila. A trouxemos para o Departamento de Operações Aéreas, e agora ela já foi encaminhada para a ambulância”, explicou o coordenador.

A gestante, que está grávida de 27 semanas, foi acolhida pela equipe do Samu e conduzida a uma unidade de saúde na capital.

Produtividade

Em menos de uma semana, o Dioa realizou outro resgate na mesma comunidade. Na última sexta-feira (06/12), o departamento socorreu uma idosa de 75 anos que estava em estado grave, apresentando insuficiência respiratória e renal. A vítima foi trazida para Manaus e levada pelo Samu a uma unidade hospitalar.

O delegado destacou a gratificação de realizar resgates em situações de emergência, enfatizando o impacto positivo das operações aéreas na redução do tempo de deslocamento em comunidades mais isoladas, especialmente devido à seca severa.

Ajuda humanitária

“Esses resgates são muito gratificantes para nós, pois nos envolvemos na questão da ajuda humanitária e social. Para as pessoas, é ainda mais importante, pois, com a seca que assola o nosso estado, elas demorariam, em média, uma hora e meia a duas horas para ter acesso a esse tipo de transporte. Com o helicóptero conseguimos chegar, no máximo, em sete minutos a essa comunidade”, concluiu a autoridade policial.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.