
Foto: Divulgação
O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, informou nesta sexta-feira (6/12) que, em 11 meses deste ano, o Amazonas bateu recorde histórico de importações: US$ 14,972 bilhões. “Isso é maior que qualquer ano completo da história”, comemorou Serafim.
“Fechamos os dados das importações até 30 de novembro, portanto, em 11 meses de 2024. E acabamos de bater o recorde histórico das importações destinadas ao Amazonas, que chegaram em 2024, em 11 meses, a US$ 14,972 bilhões. Isso é bem maior do que todo o ano de 2023, que totalizou US$ 12,6 bilhões. Portanto, já temos à frente do ano anterior US$ 2,3 bilhões”, explicou o secretário.
“Até o final do ano, estima-se que chegaremos a US$ 16 bilhões”, completou. “Isso significa matéria prima para o Distrito Industrial, que processa, agrega componentes nacionais e regionais e, em seguida, vende para o mercado interno do Brasil, substituindo importações com qualidade e preço melhor do que se fosse importado. Portanto é um momento muito bom da nossa economia em decorrência do bom momento da economia brasileira”.
