23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Suframa participa de workshop sobre arranjos produtivos locais na Amazônia Legal

Publicado em 03 de dezembro, 2024

Suframa participa de workshop sobre arranjos produtivos locais na Amazônia Legal

A Suframa participa, nesta terça-feira (3), do Workshop “Arranjos Produtivos Locais (APL) na Amazônia Legal: Desafios e Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento é promovido pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e ocorre no auditório da Sudam, em Belém-PA, das 8h às 17h.

O encontro objetiva identificar os principais desafios e propor soluções para o desenvolvimento dos setores produtivos regionais, com o objetivo de criar uma estratégia de fomento voltada aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Os arranjos consistem em aglomerados de empreendimentos produtivos que geram sinergias econômicas, sociais e ambientais, essenciais para o crescimento sustentável da Amazônia Legal.

A Suframa é representada pelo coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Autarquia, Igor Bahia Costa. Para o servidor, o evento é de grande importância, pois alinha-se diretamente com a missão institucional da Suframa, especialmente no que diz respeito à promoção da integração entre as atividades econômicas locais e o fortalecimento das cadeias produtivas regionais.

Contexto

No contexto dos APLs, o Observatório de APLs da Suframa identificou os principais setores econômicos na Amazônia Ocidental, incluindo a avicultura e produção de móveis no Acre, artesanato e produção de pescado no Amazonas, e a indústria de confecções e sistemas agroflorestais em Rondônia, entre outros. “A identificação dessas áreas estratégicas é fundamental para o desenho de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento sustentável”, explica Igor Costa.

Além de presença na cerimônia de abertura pela manhã, a Suframa também participa da programação vespertina do workshop, integrando os debates da Mesa 3, cujo tema é “Integração, Inovação e Competitividade dos APLs na Amazônia Legal”.

Lançamento

O evento também marca o lançamento do Programa de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Amazônia Legal (PDCTIA), um projeto da Sudam que visa a impulsionar a formação técnica e profissional na região, além de ampliar a infraestrutura científica e tecnológica.

Com um investimento superior a R$ 44 milhões, o programa tem como foco beneficiar povos originários, mulheres, comunidades tradicionais e pequenos produtores, com ênfase na bioeconomia e nas tecnologias sustentáveis.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.