26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governo do Amazonas obtém 1º lugar no envio correto de informações do eSocial

Publicado em 02 de dezembro, 2024

Foto: Luiz Felipe/Sead Amazonas

O Governo do Amazonas obteve o primeiro lugar no ranking nacional quanto ao envio correto de informações do eSocial, o sistema de Escrituração Digital do Governo Federal, e que unifica o envio das informações dos empregados ao governo de forma simplificada. Os dados, obtidos da base de dados do eSocial, foram divulgados em reunião técnica realizada remotamente.

A reunião técnica foi planejada para fomentar a colaboração entre os órgãos públicos, desenvolvedores para órgãos públicos e representantes do governo responsáveis pelo eSocial, em especial no RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) e DIRF, visto que a Receita Federal criou indicadores de risco com base nas informações enviadas sobre trabalhadores do regime próprio, aposentados e pensionistas.

A programação foi conduzida pelo auditor fiscal da Receita Federal, atual coordenador de fiscalização no Ministério da Previdência Social, Daniel Belmiro Pontes.

O Governo do Amazonas iniciou, em 2021, o envio de informações para o eSocial. A operação é coordenada pela Secretaria de Administração e Gestão (Sead), com o apoio tecnológico da Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam).

A secretária de estado de Administração, Andreza Helena, explica que o Amazonas foi classificado “sem risco” por estar enviando todas as informações corretamente e em dia. Só três estados estão nessa condição: Amazonas, Santa Catarina e Goiás. A partir de 2025 a Receita Federal iniciará as ações de Auditoria e Fiscalização da Regularidade Fiscal.

As informações sobre Folha de Pagamento passaram a ser exigidas a partir de abril de 2022. A Sead tomou todas as medidas para que as informações sejam encaminhadas corretamente, cumprindo os prazos estabelecidos pela Receita Federal, desenvolvendo junto à Prodam solução de mensageria integrada à solução de gestão de Recursos Humanos adotada pelos órgãos estaduais.

“O painel apresentado na reunião remota, com os índices criados pela Receita Federal, apontou o Amazonas em primeiro lugar. É um excelente resultado, reflexo de todo trabalho desenvolvido pela Sead”, destacou Andreza Helena.

Link para a reunião: https://www.youtube.com/watch?v=IgdseEldwGU&t=1147s

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.