
Arqueológos e historiadores visitam sítios arqueológicos de Urucará, que tem gravuras ruprestes
Arqueológos e historiadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizaram uma visita técnica, nesta terca-feira (12/11), aos sítios arqueológicos de Urucará com presença de gravuras ruprestre – desenhos feitas nas pedras.
A visita contou com o professor Jaime Oliveira, do Iphan, e da professora Clarice Bianchezzi, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), promovendo ainda a articulação junto à Prefeitura de Urucará através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sob comando do secretário Agildo Castro.
A vistoria por parte do arqueólogo do Iphan-AM, teve como objetivo: identificar e catalogar os locais que apresentam gravuras rupestres e cerâmica arqueológica e outros vestígios da presença humana as margens do rio Uatumã e lagos de Urucará. Essa etapa é fundamental para elaboração da ficha de registro destes sítios, que passam a constar de forma pública, no Banco Nacional de Sítios Arqueológico, com a informação destes locais com gravuras rupestres em Urucará.
As gravuras rupestres tem grande importância para a sociedade de Urucará, pois as informações ajudam a compreender melhor a presença humana milenar na região.