05/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Zona Franca de Portas Abertas: acadêmicos do oeste do Pará visitam fábrica do PIM

Publicado em 12 de novembro, 2024

Foto: Rosângela Alanís/Suframa

Com uma programação extensa realizada nos dias 11 e 12 de novembro, um grupo de 15 alunos e dois professores dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Física do programa de Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa/Campus Santarém-PA), encontra-se na capital amazonense para conhecer o Polo Industrial de Manaus e o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

A agenda reflete o interesse dos acadêmicos e de outros perfis de visitantes da cidade em conhecer as fábricas e institutos de tecnologia instalados na cidade, por meio do Programa Zona Franca de Portas Abertas, que é coordenado pela Suframa.

A programação de visitas começou na segunda-feira (11), na fábrica de motocicletas da Yamaha. À tarde, o grupo esteve na sede da Suframa, onde assistiu a uma palestra ministrada pelo superintendente-adjunto Executivo da Autarquia, Luiz Frederico Aguiar. Ele apresentou o modelo de desenvolvimento regional ZFM em linhas gerais, com destaque para os efeitos positivos gerados no que se refere à manutenção de mais de 100 mil postos de trabalho diretos e aproximadamente 500 mil empregos indiretos gerados pelo modelo, no Amazonas e no restante do País.

Na Yamaha, os visitantes assistiram a uma apresentação institucional, com informações gerais sobre a planta fabril e percorreram as linhas de produção, onde puderam acompanhar de perto todas as etapas dos processos que envolvem a fabricação dos diversos modelos de motocicletas produzidos pela Yamaha na planta fabril de Manaus.

Nesta terça-feira (12), o grupo esteve na fábrica de bicicletas da Caloi, e à tarde, visitou as instalações da Tutiplast, marcando a inauguração da empresa no programa e visitas do Zona Franca de Portas Aberts.

A Tutiplast atua há 31 anos na produção de peças plásticas e, atualmente, conta com novos projetos focados em bioplásticos, com destaque para o uso de fibras vegetais como o curauá e o ouriço da castanha.

Pesquisa

A programação do dia foi encerrada com uma visita às instalações da FPFtech, um dos institutos de Ciência e Tecnologia que atuam no PIM, onde puderam conhecer os laboratórios e alguns dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) da fundação.

O professor Thiago Oliveira explicou que a iniciativa de participar do Programa Zona Franca de Portas Abertas deve-se ao fato de não haver indústrias de grande porte em Santarém (PA), e que essa programação atende à demanda de atividade em laboratórios distintos do campus de origem. “Nossos alunos demandam visualização real das atividades industriais vistas nas disciplinas de Processos de Fabricação 1 e 2, Usinagem, Oficina, entre outras disciplinas do campo das engenharias, que possuem em suas ementas estas atividades”, destacou.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.