03/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeitura promove curso de manejo clínico do usuário com obesidade e pós-bariátrica

Publicado em 12 de novembro, 2024

Foto: Divulgação/Semsa

Médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física, da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta terça-feira, 12/11, da capacitação “Manejo Clínico do Usuário com Obesidade e Pós-Bariátrica”, um curso realizado em parceria com a equipe multiprofissional do Programa de Cirurgias Bariátricas e Metabólicas da Fundação Hospital Adriano Jorge, unidade gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O objetivo do curso é aprimorar o atendimento aos usuários com obesidade nos graus 1, 2 e 3.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Respiratórias, Obesidade e Neoplasias, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Lílian Paula Lima Zacarias, informa que as ações de promoção da saúde e prevenção do sobrepeso e da obesidade, a vigilância alimentar, o estigma e suas repercussões para a pessoa com obesidade, foram temas apresentados na formação. Os fatores emocionais como mudanças repentinas, traumas e ansiedade, que podem contribuir para de um quadro de obesidade também foram discutidos no curso.

Lílian explica que, além da turma desta terça-feira, outra turma de profissionais da Semsa, irá participar da capacitação na próxima terça-feira 19/12.

“Essa formação é muito oportuna para que possamos ter estratégias de promoção de saúde na capital. O índice de adultos com sobrepeso no cenário local é de 63,5%, ao passo que os indicadores de obesidade são de 27%. Esses percentuais tornam a nossa cidade a terceira com o maior índice de sobrepeso e obesidade no Brasil. Daí a necessidade de discutirmos esse tema”, acentua.

De acordo com o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), foram registrados 40.352 atendimentos de pacientes com obesidade na atenção primária à saúde na capital, em 2023.

“São dados significativos e que sinalizam a importância de tomarmos medidas preventivas para identificar e combater os fatores de risco. Uma pessoa que sofre com a obesidade, está vulnerável a uma série de riscos e danos à saúde. O impacto é profundo, por isso precisamos aprimorar nosso atendimento”, sintetiza Lílian.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.