13/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ação de autocuidado de crianças e adolescentes é realizada em Centro Estadual de Convivência na Cidade Nova

Publicado em 12 de novembro, 2024

Foto: Divulgação/Kerolyn Leigue/Seas

Administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), o Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, situado na Cidade Nova, zona norte de Manaus, promoveu na manhã desta terça-feira (12/11) o “Novembrinho Azul”, campanha de saúde que visa alertar meninos de até 15 anos sobre cuidados com a saúde sexual e reprodutiva. A lei que instituiu a campanha foi publicada no Diário Oficial da União em 11 de outubro de 2023.

A programação foi marcada por uma palestra realizada pela enfermeira Rosilene Pinheiro, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), direcionada aos pais, avós e os próprios adolescentes que fazem parte do Grupo de Convivência Maria Maria: Finas Joias. O objetivo da campanha é reforçar a prevenção de doenças ligadas à saúde sexual e reprodutivas dos jovens.

Rosilene Pinheiro destacou a importância da prevenção de doenças iniciando ainda na infância com a ida da criança ao médico para verificação de fimose; exame dos testículos, entre outros.

A enfermeira aconselhou aos pais sobre a importância de levar as crianças ao médico nos primeiros anos de vida, até os 15 anos. “Caso seja identificada alguma anomalia tem como direcionar para fazer um tratamento e com isso evitar que futuramente contraia um câncer”, disse a enfermeira, informando que o Sistema Único de Saúde (SUS) faz esses exames.

Tratamento precoce

Ao participar da palestra e ser informada de que muitas doenças podem ser evitadas no futuro, se forem tratadas precocemente, Elione Levy Negreiros, 49 anos, mãe de Daniel Negreiros, 6 anos, afirma que agora se atentará mais para a saúde do filho. “Quero ser avó, portanto vou cuidar da saúde sexual e reprodutiva do meu filho”, disse.

Igor Mourão, 17 anos, participante do Grupo de Convivência Maria Maria: Finas Joias, disse que a palestra foi essencial para esclarecimentos sobre a saúde masculina e que vai procurar se cuidar desde agora. “A atividade foi muito esclarecedora e importante para nós jovens. Normalmente mandam a gente procurar o médico a partir dos 40 anos”, disse.

A Seas continua apoiando as atividades da Campanha Novembro Azul, movimento internacional de conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci). Os sete aparelhos sociais são mantidos pelo Governo do Estado.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.