15/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

UGPE abre última etapa de certificação das famílias contempladas pelo Prosai Parintins

Publicado em 06 de novembro, 2024

UGPE abre última etapa de certificação das famílias contempladas pelo Prosai Parintins

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), abriu, nesta semana, a última etapa de certificação das famílias que serão reassentadas pelo Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A ação, que iniciou segunda-feira (04/11), prossegue até sexta-feira (8/11).

A certificação, explica o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, serve como uma atualização cadastral, verificando a atual condição dos moradores, o perfil socioeconômico e as características dos imóveis: se são residenciais, comerciais ou mistos, se estão ou não na área direta de intervenção de obras.

Prosai

“A certificação dos beneficiários do Prosai Parintins é fundamental para garantir que as famílias incluídas no programa tenham seu direito assegurado. Neste processo, os técnicos da UGPE identificam os moradores da residência e a tipologia construtiva, informações relevantes para a definição do atendimento e reposição de moradia. O processo administrativo de desapropriação e reassentamento de cada família só vai ser aberto com a apresentação do certificado”, informou o secretário.

Segundo a UGPE, o processo iniciado em junho de 2024, já alcançou 359 dos 639 imóveis que passarão pelo processo de desapropriação e reassentamento nas áreas de intervenção do programa nos bairros Castanheira, Centro, Francesa, Palmares, Santa Clara e Santa Rita. Até sexta-feira (08/11), as equipes devem concluir a certificação de mais 280 imóveis nos bairros Palmares e Santa Rita.

No total, 832 imóveis deverão ser impactados pelas obras, mas nem todos precisarão deixar a área. Na cidade, é possível identificar os imóveis marcados com selos diferentes. O selo verde com a sigla PIN indica que haverá desapropriação. Os demais, que receberam na fase de estudos do programa o selo com um código numérico, não precisarão sair, mas vão receber melhorias hidrossanitárias.

Famílias

As famílias contempladas no Prosai Parintins expressaram entusiasmo e esperança com a certificação recebida, enxergando o programa como uma oportunidade de reconstruir suas vidas em condições mais seguras e dignas. A aposentada Marisa Rodrigues, 65 anos, espera que, com as obras prontas, sua vida mude para melhor. “Aqui, eu já tenho muito tempo vivendo, uns 35 anos por aí. Que o programa venha para melhorar nossa vida”, comentou.

A previsão é iniciar o reassentamento no primeiro semestre de 2025. O engenheiro civil da UGPE, Petrônio Gatto, destaca a importância de as famílias manterem a documentação atualizada e organizada, incluindo as comprovações de posse da propriedade, na hora de receberem as equipes de certificação.

Segundo ele, o reassentamento, propriamente dito, deve começar ainda no primeiro semestre de 2025, após a assinatura do contrato do Governo do Amazonas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As obras de saneamento básico que já estão acontecendo, foram antecipadas pelo Governo do Estado, porém, não têm impacto nas casas.

Obras

“Após a contratação das obras, iniciaremos efetivamente o processo de reassentamento, que começou desde a fase de cadastramento. Agora, estamos na etapa de certificação e, em seguida, faremos a contratação das empresas de trabalho técnico social e da construtora que vai realizar as obras de requalificação urbanística e de habitação. A equipe do cadastro técnico social irá trabalhar em conjunto com a equipe Social do Estado para monitorar e acompanhar as famílias no processo de reassentamento”, explicou.

As soluções de reposição de moradia para as famílias que serão reassentadas são unidades habitacionais e comerciais construídas pelo programa, indenizações de compensação financeira e reposição patrimonial, compra assistida (bônus moradia), permuta terreno e casa (Pe-te-ca), auxílio moradia e a bolsa moradia transitória para o período entre a saída da área de origem e a entrega da solução definitiva.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.