08/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Idosos e PcDs têm opção de obter credencial de estacionamento por meio da Carteira Digital de Trânsito

Publicado em 30 de outubro, 2024

Idosos e PcDs têm opção de obter credencial de estacionamento por meio da Carteira Digital de Trânsito

A facilidade está disponível na Carteira Digital de Trânsito (CDT) e no Portal de Serviço do Senatran (Foto: Divulgação/Detran-AM)

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que, desde o dia 25 de outubro, idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência (PcDs) já podem emitir a Credencial de Estacionamento por meio aplicativo do Carteira Digital de Trânsito (CDT) e do Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

A Credencial de Estacionamento é um documento obrigatório para utilizar as vagas de estacionamento destinadas às pessoas idosas ou com deficiência. Antes, ela era emitida e precisava ser impressa para exibição no painel do veículo, visando à facilidade do usuário, agora pode ser digital.

O diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, ressaltou a importância do serviço. “Acreditamos que cada iniciativa voltada para a inclusão é uma vitória para o nosso trânsito. Ficamos felizes com essa novidade que facilita a vida do cidadão. Esse novo serviço certamente irá beneficiar os moradores do nosso estado que necessitam dessa exclusividade”, comenta Wendell.

O Detran-AM avisa que o uso de vagas em desacordo com as normas caracteriza infração grave prevista no art. 181, inciso XX do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a perda de sete pontos na CNH e multa no valor de R$ 293,47.

Credencial

Para obter a Credencial de Estacionamento, basta acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ir na aba “Condutor”, em seguida selecionar “Credencial de Estacionamento” e depois “Credencial de Idoso ou Credencial PCD”. Feito isso, toque em “Emitir Credencial”, aceite os termos e pronto, a sua credencial já estará ativa sem a necessidade da impressão.

E para vincular a credencial, basta selecionar a opção “Vínculo da credencial a veículo”, depois escolher entre veículo próprio ou de terceiro. Se for próprio, selecione o veículo e confirme, agora, se for de terceiro, informe a placa, o CPF do proprietário e um apelido. Após isso, toque em “Solicitar Vinculação” e confirme.

Importante ressaltar que o proprietário do veículo precisará aceitar a solicitação no aplicativo CDT, acessando “Veículos”, entrando em “Credencial de estacionamento digital” e aceitando o vínculo pendente de aceite.

A credencial de estacionamento, que antes tinha validade de cinco anos, agora será vitalícia para os idosos. No caso de pessoas com deficiência, a autorização será mantida enquanto constarem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.