
O ato é proibido por lei, e a captura de imagem no momento da votação configura crime eleitoral (Foto: Reprodução)
Bruno Rodrigues, de 31 anos, foi preso neste domingo (27) sob suspeita de violar o sigilo do voto ao tirar uma foto na cabine de votação na Escola Estadual Roberto dos Santos, localizada na Avenida Margarita, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. O ato é proibido por lei, e a captura de imagem no momento da votação configura crime eleitoral.
Após ser flagrado, Bruno foi conduzido à Delegacia Geral (DG) para a realização dos procedimentos legais. A prisão foi realizada em conformidade com o Código Eleitoral, que estabelece como crime “violar ou tentar violar o sigilo do voto”. A pena para essa infração pode chegar a dois anos de prisão, sendo uma medida para preservar a integridade do processo eleitoral e garantir a confidencialidade do voto.
O episódio serve como alerta para eleitores sobre a importância de respeitar as normas de sigilo na cabine de votação. Segundo especialistas, a proibição da fotografia do voto é uma medida fundamental para evitar qualquer pressão externa sobre o eleitor e proteger o livre exercício da escolha nas urnas.
Veja mais notícias em Cidade