27/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Acadêmica da PPG-Cliamb/UEA ganha bolsa de estudos na Universidade de Harvard

Publicado em 18 de outubro, 2024

Silvana Nascimento e Silva realizará atividades de análise de mercúrio desenvolvidas nos laboratórios de engenharia da universidade. Fotos: Divulgação

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente da Universidade do Estado do Amazonas (PPG-Cliamb/UEA) Silvana Nascimento e Silva foi contemplada com uma bolsa de estudos na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A acadêmica iniciou as atividades do intercâmbio no dia 11 de outubro e finalizará em 12 de dezembro desse ano.

Silvana ressaltou a importância do intercâmbio para a sua trajetória profissional, onde utilizará recursos do laboratório de engenharia da universidade estadunidense para realizar pesquisas relacionadas à contaminação de mercúrio no meio ambiente. “Durante o mestrado, trabalhei com análise de metais de material articulado, onde comecei a operar o ICP-OES, um equipamento que analisa metais. Atualmente, continuo trabalhando e, por conta desta experiência, consegui uma bolsa de estudos em Harvard e vim com o intuito de aprimorar técnicas e análises e usá-las futuramente”, destaca a doutoranda.

Trajetória

Entre os anos de 2018 e 2020, Silvana realizou o mestrado no PPG-Cliamb, onde começou a trabalhar com análise de metais e, após a conclusão do curso, trabalhou até 2023 na Central de Causas Químicas como técnica do ICP com o Grupo de Pesquisa de Química Aplicada à Tecnologia (GP-QAT) onde, atualmente, é membro.

Em 2024, ingressou no doutorado com a tese que busca avaliar os níveis de concentração de mercúrio (Hg) na água, no sedimento, no solo e nos peixes do rio Madeira, um dos principais rios da região amazônica. O desenvolvimento dessa pesquisa tem como orientador o Prof. Dr. Sergio Duvoisin Junior, coordenador da Central de Análises Químicas (CAQ/EST).

Sobre o PPG/Cliamb

O PPG/Cliamb abrange diversas áreas, desde modelagem climática até estudos sobre o funcionamento dos ecossistemas amazônicos e interações biosfera-atmosfera.

Com uma infraestrutura robusta, o programa conta com laboratório de supercomputadores, sítios experimentais, rede de monitoramento meteorológico e hidrológico, além de parcerias internacionais e nacionais em projetos como LBA, ATTO, GoAmazon e Chuva.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.