01/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Operação Smoke: MPF denuncia acusados por crimes ambientais em Boca do Acre

Publicado em 14 de outubro, 2024

Operação Smoke: MPF denuncia acusados por crimes ambientais em Boca do Acre

Na última quinta-feira (10), o Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia à Justiça Federal contra três acusados pelos crimes investigados na Operação Smoke, deflagrada pela Polícia Federal (PF) no final de setembro. A ação tem por fim combater o desmatamento ilegal e a degradação ambiental em área localizada na zona rural de Boca do Acre, no Amazonas.

Um dos denunciados, um produtor rural, é apontado como responsável por atividades ilegais de desmatamento, uso de fogo em áreas protegidas e uso de documento falso. Além disso, ele e outros dois homens foram denunciados por falsificação de documento.

Deflagrada após pedido do MPF, a Operação Smoke teve como base investigações que apontaram o desmatamento ilegal de 903,22 hectares de floresta nativa e outros ilícitos ambientais, entre abril de 2021 e setembro de 2024.

Operação Smoke

A Operação Smoke faz parte de uma série de ações desencadeadas após decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou à União a apresentação, em 90 dias, de um plano de prevenção e combate a incêndios na Amazônia e no Pantanal, com monitoramento, metas e estatísticas.

No último dia 30 de setembro, como parte da operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, além do cumprimento de mandados de prisão preventiva.

Ação Penal nº 1048363-33.2023.4.01.3200

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.