14/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Copa da Floresta: Final é adiada devido à seca que atinge o interior do Amazonas

Publicado em 26 de setembro, 2024

Foto: Divulgação

O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, anunciou na manhã desta quinta-feira (26/09) que a final da segunda edição da Copa da Floresta, entre Fonte Boa e Silves, que seria realizada no dia 19 de outubro, foi adiada. A decisão foi tomada após uma análise cuidadosa da seca severa que atinge vários municípios do interior do estado, onde mais de 300 mil pessoas já enfrentam as consequências da estiagem.

O cenário é alarmante, a região deve enfrentar a pior seca dos últimos 44 anos, conforme alertado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Rozenha, ressaltou a importância de garantir que todos possam participar do evento em condições adequadas e seguras.

“Estamos vivendo tempos desafiadores, onde a seca não é apenas uma condição climática, mas um verdadeiro chamado à solidariedade e à união de nosso povo do Amazonas mais profundo. A saúde e a segurança de nossos atletas, profissionais e organizadores são prioridades inegociáveis. Precisamos cuidar do nosso povo, das nossas raízes, da nossa casa e fortalecer os laços que nos unem. É questão de segurança, solidariedade e sobrevivência”, afirmou Rozenha.

A nova data da grande final da Copa da Floresta ainda será divulgada, mas depende da situação dos rios e do restabelecimento do acesso aos municípios, uma vez que a maioria das cidades estão isoladas, enfrentando uma grave escassez de alimentos e água. As autoridades estão tomando medidas emergenciais para atender as comunidades afetadas, reforçando a necessidade de um esforço conjunto para superar essa crise.

“Estamos comprometidos em monitorar a situação e assim que as condições melhorarem, anunciaremos a nova data da final. A Copa da Floresta é a celebração da nossa cultura, dos nossos povos tradicionais, é um grito de amor pela nossa terra. Juntos, faremos com que essa festa do futebol seja um símbolo de resiliência e força, um tributo à beleza de nosso povo, da nossa floresta que precisa ser cuidada”, concluiu o presidente.

Sede da final isolada

O município de Fonte Boa, distante 680 quilômetros de Manaus, será a sede da final da Copa da Floresta, mas atualmente enfrenta dificuldades significativas devido à seca. Segundo as estimativas do Serviço Geológico do Brasil (SGB), há uma probabilidade de 65% de que o nível do Rio Solimões atinja sua menor marca, que é inferior a -86 cm. A paisagem local já mudou drasticamente, afetando a vida das comunidades que dependem desses rios para seu sustento. O cenário é de desolação, com muitos locais já enfrentando a escassez de água potável, o que demanda uma resposta urgente das autoridades.

As comunidades locais dependem do futebol como uma forma de lazer e esperança, e o adiamento reflete o impacto direto da crise hídrica na vida cotidiana dos moradores dos amazonenses. O governo do Amazonas declarou situação de emergência em saúde pública em todos os 62 municípios, ressaltando a gravidade da situação e a necessidade de um esforço coletivo para superar essa crise sem precedentes.

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.