
A draga Hopper deve chegar no dia 12 de outubro de 2024 (Foto: Divulgação)
A draga Hopper, responsável pela dragagem da enseada do Rio Madeira e da Costa do Tabocal, já está a caminho de Manaus e deve chegar no dia 12 de outubro. Essa iniciativa é parte de um esforço mais amplo para garantir a navegabilidade dos rios da região durante a estiagem no Amazonas.
Recentemente, foi assinado um contrato entre o Ministério dos Portos e Aeroportos e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para a execução do plano de dragagem e sinalização náutica no trecho entre Manaus e Itacoatiara. O acordo foi um desdobramento de discussões iniciadas em abril, lideradas pelo governador Wilson Lima.
O Governo Federal também anunciou que o processo licitatório para dragagens deverá englobar outras três áreas entre Coari e Codajás, Benjamin Constant e Tabatinga e Benjamin Constant e São Paulo de Olivença Em maio, o Governo do Amazonas já havia emitido as licenças necessárias para o início das operações.
Essas ações foram discutidas em um evento em Manaus, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente no dia 10 de setembro, abordando os impactos da seca no estado do Amazonas. A expectativa é que as dragagens não apenas melhorem a navegação, mas também contribuam para o desenvolvimento econômico local, facilitando o transporte de mercadorias e pessoas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação