10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Operação combate tráfico internacional e comércio ilegal de aves silvestres

Publicado em 17 de setembro, 2024

Operação combate tráfico internacional e comércio ilegal de aves silvestres

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (17/9), a Operação Aracê 2, com o objetivo de reprimir o tráfico internacional e o comércio ilegal de aves silvestres. A ação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Icó (CE). A operação conta com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Ceará.

O trabalho decorre da análise do material apreendido na primeira fase da operação Aracê, deflagrada no dia 5/9. Durante os trabalhos, foram identificadas conversas relacionadas à venda ilícita de aves, inclusive em grupos de mensagens dedicados ao tráfico internacional, transporte e armazenamento de pássaros.

Provas

Além de reunir provas para a conclusão do inquérito policial, a ação de hoje busca interromper os crimes ambientais em andamento, protegendo a fauna brasileira da exploração predatória. Os crimes investigados incluem maus tratos, tráfico internacional e interestadual de animais silvestres, associação criminosa, receptação e lavagem de dinheiro.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.