10/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Pesquisadores visitam Suframa em estudo comparativo entre zonas econômicas especiais dos Brics

Publicado em 12 de setembro, 2024

Foto: Divulgação/Suframa

A Suframa recebeu a visita de três pesquisadores do Grupo de Pesquisa Brics PolicyCenter (BPC-PUC-Rio) e do Laboratório de Estudos da Amazônia Futuro (LEAF), na manhã desta quinta-feira (12). O grupo, composto por Ana Garcia, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Cleiton Maciel Brito, professor de Sociologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e Lisa Thompson, professora de Ciência Política da Universidade de Western Cape (África do Sul), foi recepcionado pelo superintendente adjunto-Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, e pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa.

A visita faz parte de uma série de atividades ligadas ao “Seminário Brics Amazônia: China, Brasil e África do Sul em Perspectiva Comparada”, que é realizado nesta semana, na Ufam. O evento tem como foco principal as relações do Brasil com os outros países do bloco Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com ênfase no papel das zonas francas e nas zonas econômicas especiais.

A professora de Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Ana Garcia, explicou que os pesquisadores visitaram a Suframa para entender melhor a Zona Franca de Manaus, especialmente o papel dos investimentos chineses e como eles se comparam a outros investidores internacionais. “Nosso próximo passo é visitar essas zonas econômicas especiais na África do Sul e, em seguida, escrever um relatório analisando as políticas de atração de investimentos estrangeiros e comparando os investimentos chineses no Brasil e na África do Sul, usando como estudos de casos as zonas econômicas especiais da China e da África do Sul”, frisou.

Ana Garcia destacou que, ao contrário de outros países, a Zona Franca de Manaus foca não apenas na exportação, mas também na industrialização e geração de empregos. A pesquisadora também salientou a importância geopolítica do Brics, que está em expansão incluindo outros seis países e consolidando um banco próprio de investimentos, e enfatizou o papel central do Brasil no grupo.

Fortalecimento

O superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, destacou a importância de estudos científicos sobre a Zona Franca de Manaus não apenas para ajudar numa melhor compreensão por parte da sociedade, mas também para contribuir com o fortalecimento do modelo econômico.

“O interesse dos pesquisadores do Brics em estudar a Zona Franca de Manaus reforça a importância do nosso modelo econômico como referência internacional, especialmente no contexto das zonas econômicas especiais. Essa troca de experiências é fundamental para aprimorar nossas estratégias de desenvolvimento e fortalecer nossas políticas de atração de investimentos e geração de empregos”, explicou Aguiar.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.