05/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

II Encontro Estadual de Controle Interno discutirá boas práticas na administração pública

Publicado em 10 de setembro, 2024

O II Encontro Estadual de Controle Interno é organizado pelo Ceciam e coordenado pela CGE. Foto: Divulgação/CGE

Na próxima sexta-feira (13/9), o auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) será o cenário do II Encontro Estadual de Controle Interno, organizado pelo Conselho Estadual de Controle Interno (Ceciam) e coordenado pela Controladoria Geral do Estado (CGE).

O encontro tem como objetivo principal discutir o papel do Sistema de Controle Interno nos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, abordando temas cruciais como integridade, proteção de dados, auditoria governamental e controle social.

São esperados cerca de 300 participantes, entre representantes da Aleam, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública do Estado (DPE), além de secretários, dirigentes e servidores das diversas esferas de controle interno e ouvidorias.

A abertura oficial está marcada para às 8h30 e será conduzida pelo controlador geral do Estado, Jeibson Justiniano, que destacará a importância de fortalecer o controle interno como ferramenta essencial para a transparência e eficiência na gestão pública. “O compromisso do Governo do Amazonas é garantir que as práticas de Controle Interno evoluam e se adaptem às novas demandas da sociedade, assegurando uma administração pública mais íntegra e responsável”, afirmou o controlador geral.

A programação inclui palestras de especialistas e a entrega dos Selos Ouro, Prata e Bronze aos gestores estaduais que se destacaram na aplicação das melhores práticas de controle interno, conforme Portaria CGE 54/2023.

Programação

8h30 às 9h – Credenciamento

9h às 9h30 – Composição da Mesa com Representantes da Aleam, TCE, TJ, MPE, DPE e Abertura pelo Controlador-Geral do Estado, Dr. Jeibson dos Santos Justiniano.

9h30 às 10h15 – Palestra de Abertura (Importância do Programa de Integridade na Administração Pública Estadual) – Palestrante: Moisés Simões – Superintendente CGU AM Substituto.

10h15 às 11h – Palestra 1 – “Compliance e práticas eleitorais no Brasil” – Palestrante: Desembargadora Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho.

11h às 11h30 – Palestra 2 – “A Importância do Conselho Estadual de Controle Interno para o aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno no Amazonas – Palestrante: Presidente do Conselho, Dr. Jeibson dos Santos Justiniano.

11h30 às 12h – Entrega pelos membros do Conselho do Selos Ouro, Prata e Bronze aos gestores estaduais (Portaria CGE 54/2023).

12h às 12h30 – Encerramento seguido de coffee break.

Ceciam

O Ceciam, previsto na Lei N.º 224, de 23 de dezembro de 2021, congrega todos os órgãos centrais do sistema de controle interno dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público e da Defensoria Pública estaduais. A ideia é uniformizar procedimentos, estabelecer orientações comuns a todos os órgãos, para que o sistema de controle interno atue cada vez mais integrado e fortalecido para a melhoria das atividades.

Foto: Divulgação

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.