24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Escola estadual promove Semana Literária e roda de conversa com escritora Leyla Leong

Publicado em 22 de agosto, 2024

Foto: Divulgação/Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Nesta quinta-feira (22/08), alunos da Escola Estadual (EE) Balbina Mestrinho, localizada no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, participaram de uma roda de conversa com a jornalista e escritora Leyla Leong. Na ocasião, os estudantes puderam expor as produções textuais e artísticas, inspiradas na obra “Essa tal de natureza”.

O evento integra a programação da 1ª Semana Literária da unidade escolar, que iniciou em 19 de agosto, quando os alunos do Ensino Fundamental 1 fizeram a leitura da obra escolhida e, em seguida, produziram desenhos e livretos inspirados na história.

“Esse projeto foi pensando no sentido de trazer a literatura para o cotidiano das nossas crianças, para eles terem um acesso maior a autores amazonenses. Nós vivemos em um momento em que o mundo é uma selva de pedra e eles estão perdendo esse contato com a natureza”, esclarece a diretora da escola, Jeane Idalgo.

Foto: Divulgação/Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Para a escritora Leyla Leong, é sempre surpreendente visitar escolas e conversar com os alunos sobre literatura e meio ambiente. Segundo ela, os momentos são gratificantes e demonstram que o exemplo inspira.

“Você imagina que a minha presença e meu livro vai encaminhar uma pessoa na vida. É uma pessoa que, por meio do assunto que eu abordo no meu livro, é um protetor da natureza, é alguém que vai tentar barrar essa destruição que estamos vivendo, com essa fumaça, com as queimadas”, comenta a autora.

Concurso literário

Além da exposição de desenhos e livretos, os estudantes também participaram de um concurso literário. O vencedor, Henry Levy Ramos, de 9 anos, foi convidado a participar de uma sessão de autógrafos, em que assinou algumas edições de seu livreto “Paz – a Natureza” para os colegas de turma.

“Eu escrevi sobre a natureza, porque nós temos que proteger a natureza para não queimarem e cortarem as árvores. As árvores e as folhas fazem parte do nosso meio ambiente e temos que proteger. Eu achei muito legal que a Leyla Leong escreveu esse livro”, diz o jovem.

Essa tal de natureza

Publicado em fevereiro de 2010, o livro infantil “Essa tal de natureza” trabalha a educação ambiental, abordando a necessidade de preservar e cuidar do planeta. Com uma linguagem simples, trata de temas complexos, como a ignorância e a irresponsabilidade dos seres humanos com o meio ambiente. Leong busca conscientizar e despertar nos jovens leitores uma nova atitude em relação à natureza.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.