02/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Titular da Sedecti, Serafim Corrêa é homenageado por sua contribuição à Fiocruz Amazônia

Publicado em 19 de agosto, 2024

Foto: Divulgação/Bruno Leão/Sedecti

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) homenageou, nesta segunda-feira (19/08), o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, em reconhecimento à sua contribuição significativa ao longo dos 30 anos de existência da instituição.

Além de seu papel atual como secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, durante sua trajetória como parlamentar, destinou emendas importantes que foram cruciais para o fortalecimento da infraestrutura da Fiocruz na região amazônica. Esses recursos impulsionaram o desenvolvimento científico e permitiram que a Fiocruz se destacasse como um importante polo de pesquisa e saúde pública no Brasil.

“Em 1994, a Fiocruz começou a se estabelecer aqui e, gradualmente, tem feito contribuições essenciais para a saúde pública no Amazonas. A instituição é uma referência internacional, especialmente visível durante a pandemia, quando a ciência nos deu a segurança que precisaríamos para enfrentar a crise”, disse Corrêa.

Foto: Divulgação/Bruno Leão/Sedecti

A direção da Fiocruz Amazônia destacou que a trajetória de sucesso da entidade deve-se, em grande parte, ao apoio contínuo de figuras como Serafim Corrêa, que sempre acreditou na importância da ciência e da inovação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“Serafim sempre contribuiu com a Fiocruz Amazônia. Com o seu apoio, foi proporcionada a melhoria da infraestrutura dos nossos laboratórios de pesquisa, que ainda carecem de mais suporte. Por isso, fazemos um apelo para que outras pessoas e parlamentares tenham esse olhar, que é muito importante para a nossa instituição, para melhorar as nossas condições de trabalho e para que possamos ser mais efetivos nas nossas ações”, pontuou a diretora da ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes.

Durante a solenidade, o secretário reforçou a importância da colaboração entre o governo e as instituições de pesquisa, reafirmando seu compromisso com a promoção da ciência na região. “A interação entre a Fiocruz e os parlamentares precisa se intensificar”.

A cerimônia de comemoração dos 30 anos de existência e atuação da Fiocruz Amazônia contou também com a presença do secretário-executivo de CT&I, Jeibi Medeiros; da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado; da coordenadora do Niffam, Cisnea Menezes, e de parlamentares do Amazonas.

A instituição tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde das populações amazônicas, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico regional.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.