11/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

MPAM planeja palestra em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Publicado em 13 de agosto, 2024

MPAM planeja palestra em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Especializadas na Promoção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão (CAO-PDC), promoverá uma palestra com a Juíza do Tribunal de Justiça do Acre, Kamylla Acioli, autora do livro “Guia dos Direitos da Pessoa com T21”. O evento está programado para o dia 28 de agosto, às 10h, de forma online.

“A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla abre uma oportunidade para conhecer deficiências que, ainda hoje, enfrentam muitos preconceitos. Pessoas com T21 (popularmente conhecida como Síndrome de Down) são vítimas de estereótipos sociais que as limitam e as famílias têm muitas dificuldades de acessar direitos previstos na legislação. Nosso evento será uma oportunidade para debater essas dificuldades”, comentou o promotor de Justiça Vitor Moreira da Fonseca, titular da 42ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e com Deficiência (PRODHID) e responsável pela programação.

Tribunal

A juíza do Tribunal de Justiça do Acre Kamylla Acioli é autora da obra “Guia dos Direitos da Pessoa com T21”, lançada em março deste ano e destinada a famílias e à sociedade em geral, com o objetivo de responder às principais dúvidas sobre a síndrome, abordando temas fundamentais como o acesso à saúde e à educação para essas pessoas.

O evento será realizado no dia 28 de agosto, das 10 às 11h, e transmitido ao vivo por meio do canal do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPAM (Ceaf) no YouTube.

Semana da pessoa com deficiência

Promulgada pela Lei nº 13.585/2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como finalidade promover a conscientização da sociedade sobre o respeito às diferenças, democratizar o acesso a serviços básicos e combater a discriminação.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.