13/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

‘Noites de Cabíria’, de Fellini, inaugura o ciclo ‘Os Filmes da Minha Vida’, no Cine Carmen Miranda

Publicado em 06 de agosto, 2024

Giulietta Masina interpreta a prostituta Cabíria. Foto: Divulgação

O Cine Carmen Miranda (rua do Congresso, nº 10, entorno da Praça do Congresso, Centro de Manaus, portão laranja) lança nesta quarta-feira (7), às 18h30, o ciclo “Os Filmes da Minha Vida”, em que um convidado escolhe o filme, a empresa exibe e depois é realizado um debate sobre a obra escolhida.

Quem abre esse especial é Alfredo Loureiro, que também é colecionador de filmes, livros e artigos culturais raros, todos catalogados no Instituto Cultural Hileia Amazônica, de sua propriedade, onde está localizado o Cine Carmen Miranda. Um de seus filmes preferidos, “Noites de Cabíria”, de Federico Fellini, é a película desta quarta-feira.

“O Cine Carmen Miranda cumpre com sua filosofia: reunir a sociedade amazonense em torno de filmes marcantes e aptos ao debate e à discussão. Portanto, este ciclo é importante para que o público possa estar em comunhão com os equipamentos culturais da cidade de Manaus, avivando o diálogo permanente sobre arte e cinema”, diz o gestor Michel Guerrero.

O especial ‘Os Filmes da Minha Vida’ terá outros convidados para sessões futuras, como a comunicadora Trícia Tadros.

Noites de Cabíria

O clássico italiano de 1957, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1958, gira em torno de Cabíria (Giulietta Masina), jovem romântica e ingênua que se prostitui para sobreviver. Mesmo enfrentando muitas dificuldades, ela demonstra uma confiança impressionante e sonha com o verdadeiro amor enquanto sofre constantes desilusões amorosas.

Sessão dupla

Na quinta (8), o “Sessão À La Carte” apresenta duas sessões no Cine Carmen Miranda. A primeira, às 17h, é um filme de Carol Reed, “O terceiro homem” (1949). E às 19h, tem o italiano “Pão e Tulipas” (2000).

“A gosto do terror”

Durante todas as sextas de agosto, o Cine Carmen Miranda trará o selo “A gosto do terror”, com títulos raros, enfocando as produções do gênero, a partir dos primórdios do cinema mundial.

Na próxima sexta (9), o público poderá conferir, a partir das 18h, “Nosferatu” (1922), de Murnau. A segunda sessão será “O Fantasma da Ópera”, de 1925, com Lon Chaney.

O Cine Carmen Miranda recebe apoio cultural da Lei Paulo Gustavo Amazonas, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do Governo do Amazonas, Ministério da Cultura, Governo Federal, Alliance Française Manaus, Centro Cultural Hileia Amazônica e À La Carte, do Belas Artes Grupo.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.