09/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

TCU reconhece atuação da Suframa na redução do passivo de análise de Relatórios Demonstrativos de PD&I

Publicado em 16 de julho, 2024

TCU reconhece atuação da Suframa na redução do passivo de análise de Relatórios Demonstrativos de PD&I

O Tribunal de Contas da União (TCU), mediante o Acórdão nº 1267/2024-TCU-Plenário, considerou como cumprida a determinação dada à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para que eliminasse o passivo de análise de Relatórios Demonstrativos (RDs) de investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) correspondentes à contrapartida de empresas incentivadas pelos benefícios fiscais da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (ZFM).

O TCU acatou as manifestações da Suframa que comprovaram a redução do passivo de análise de RDs, no período relativo a 2014 e 2018, de 253 pendências para apenas seis (redução de 97,6%). Além disso, o Tribunal também reconheceu a atuação da Autarquia na adoção de providências que tornarão a análise de RDs mais tempestiva e célere a partir da implementação de novas tecnologias e do estabelecimento de metodologias objetivas.

Módulo

Essas providências incluem a implementação do módulo de recepção de RDs do Sistema de Acompanhamento, Gestão e Análise Tecnológica (Sagat); a publicação da Portaria ME/Suframa 9.835/2022, que instituiu nova metodologia de análise de RDs; e a ampliação da estrutura técnica a partir do acréscimo de uma nova unidade à Coordenação Geral de Gestão Tecnológica (CGTEC), área da Suframa responsável pelas primeiras análises dos RDs e análises de eventuais contestações.

De acordo com o superintendente da Zona Franca de Manaus, esta é mais uma notícia que favorece o ambiente de negócios do ecossistema de inovação da Zona Franca de Manaus.

“Recentemente, já havíamos recebido manifestação positiva do TCU também quanto a um outro assunto dentro dessa temática, e esse novo reconhecimento só nos motiva a continuar o trabalho firme na fiscalização dos investimentos relacionados à Lei de Informática. Nosso objetivo último é garantir o atingimento dos objetivos inicialmente propostos pela legislação e, ao mesmo tempo, proporcionar também a disseminação dos benefícios dessa política e, consequentemente, a melhoria do bem-estar da população da Região Amazônica”, afirmou Saraiva.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.