28/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

UGPE realiza castração solidária de cães e gatos na área do Prosamin+

Publicado em 08 de julho, 2024

Foto: Divulgação/Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realiza a castração solidária de cães e gatos nas comunidades da Sharp e Manaus 2000, zonas leste e sul de Manaus, respectivamente. As cirurgias na Sharp ocorrerão de quarta (10/07) a sexta-feira (12/07), enquanto na Manaus 2000 serão realizadas na semana seguinte.

A ação faz parte da campanha contra o abandono e os maus-tratos aos animais, promovida pela UGPE com o apoio da Sema, da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CPAMA), e da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA). Durante o mês de junho, foram realizadas palestras e atividades de sensibilização na Escola Manuel Rodrigues de Souza e nas comunidades da Sharp e Manaus 2000. Agora, em julho, a campanha entra na fase de castração dos animais dessas comunidades.

O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou que, durante a fase de Estudos de Impactos Ambientais e Sociais (EIAS) para a implantação do Prosamin+, foi constatado um grande número de animais domésticos na área da Comunidade da Sharp. “As experiências adquiridas na execução do programa em outras fases demonstraram que, durante o reassentamento, muitas famílias abandonavam seus animais domésticos. Por isso, o setor ambiental e social da UGPE realizou uma ação de sensibilização para evitar essa situação”, afirmou Campêlo.

Para ter acesso aos serviços, os interessados devem fazer o agendamento nesta terça-feira (09/07), na Escola Manuel Rodrigues de Souza, no bairro Armando Mendes. O agendamento deve ser realizado pelo tutor do animal, que precisa ser maior de 18 anos e apresentar RG, comprovante de residência e uma foto digital do pet.

As cirurgias de castração ocorrerão de quarta-feira (10/07) a sexta-feira (12/07). A ação será executada pela Unidade Móvel de Castração da Sema, o Castramóvel, que faz parte da Política de Bem-Estar Animal do Amazonas. Desde 2020, mais de 17,7 mil castrações solidárias já foram realizadas pelo programa.

O subcoordenador ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, enfatizou a importância da iniciativa. “Nós temos o objetivo de democratizar o acesso à castração nas áreas de intervenção do Prosamin+, já que com a cirurgia podemos impedir o avanço de zoonoses e resguardar problemas de saúde dos animais domésticos”, esclareceu Cardoso.

Ações na Manaus 2000

Na comunidade da Manaus 2000, zona sul, também área de intervenção do Prosamin+, o agendamento do Castramóvel será na próxima terça-feira (16/07), na Escola Estadual Nathália Uchôa, no bairro Japiim. As cirurgias ocorrerão de quarta-feira (17/07) a sexta-feira (19/07).

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.