08/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

UGPE promove sessão de cinema ambiental para alunos da zona Leste de Manaus

Publicado em 05 de junho, 2024

Foto: Divulgação/Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas iniciou, na manhã desta quarta-feira (05/06), a programação da Semana do Meio Ambiente, com uma sessão de cinema ambiental, palestras e dinâmicas sobre o tema para estudantes da Escola Estadual Maria Madalena Santana, no bairro Armando Mendes, zona Leste de Manaus.

Durante a sessão de cinema, os alunos assistiram ao documentário “O que nunca te contaram sobre o lixo”, uma produção de Felipe Castanhari, que fala sobre a preservação ambiental, excesso de produção de lixo e as consequências para a humanidade.

Os alunos receberam, ainda, orientações sobre descarte correto de resíduos sólidos e conheceram as ações realizadas pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que é desenvolvido pela UGPE. O programa prioriza o saneamento básico e a requalificação de áreas de ocupação às margens dos igarapés, incluindo reflorestamento, construção de parques e reassentamento das famílias.

A programação segue durante o mês de junho com palestras nas escolas das comunidades da Sharp e Manaus 2000 e também nos canteiros de obras do Prosamin.

Foto: Divulgação/Tiago Corrêa/UGPE

O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, enfatiza o compromisso dos programas executados pelo órgão com a preservação do meio ambiente.“A UGPE tem um cuidado especial com o meio ambiente, refletido nos programas que executamos. Tanto o Prosamin+ quanto o Programa de Saneamento Integrado (Prosai) têm um forte viés ambiental, abordando questões como resíduos sólidos, o cuidado com igarapés e lagoas, o tratamento da água e esgoto, além da educação ambiental”, destacou.

Para o aluno do primeiro ano do ensino médio Gabriel Sousa, que participou das atividades, os assuntos abordados foram muito importantes, principalmente sobre o descarte correto de resíduos. “Eu já tinha conhecimento sobre o cuidado com o meio ambiente, mas a palestra reforçou mais ainda a importância do saneamento básico, o descarte correto do lixo. Aprendi que a madeira é um resíduo biodegradável, então, é muito importante cuidar do meio ambiente”, afirmou.

De acordo com o subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, as atividades nas escolas visam também fomentar o pensamento crítico sobre o futuro do planeta e os prejuízos causados pelo excesso de lixo.

“É necessário compreender as novas direções e temáticas da área ambiental. Precisamos repensar nossas atitudes, tanto pequenas quanto medianas, para garantir um ambiente saudável para as futuras gerações”, destaca Cardoso.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.