19/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governo lança marca ‘LGBTQIA+ Cidadania’ que reúne todas as ações voltadas para população LGBTQIA+

Publicado em 30 de maio, 2024

Governo lança marca ‘LGBTQIA+ Cidadania’ que reúne todas as ações voltadas para população LGBTQIA+

O Governo Federal lançou na noite dessa quarta-feira (29/5) a marca “LGBTQIA+ Cidadania”, uma iniciativa que contempla todas as ações estratégicas e prioritárias para os próximos anos no enfrentamento às desigualdades que afetam as pessoas LGBTQIA+.

Durante o evento, foi anunciado o investimento de R$ 1 milhão pelo Banco do Brasil para estruturação de projetos sociais que trabalhem a causa LGBTQIA+ em 2024. Caberá ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) definir as entidades que irão receber os recursos.

Evento

O evento, voltado a influenciadores e público convidado, teve a participação da secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, e da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.

A atividade ocorreu em São Paulo (SP) em parceria com o BB que, também, anunciou a 2ª edição do Cartão do Orgulho LGBTQIA+, que terá parte dos recursos revertidos para editais voltados às pessoas LGBTQIA+.

Segundo a secretária Symmy Larrat, essa foi a primeira das importantes agendas que serão realizadas nos próximos dias por ocasião do mês de junho, dedicado ao Orgulho LGBTQIA+. “O LGBTQIA+ Cidadania é o nome social do nosso primeiro programa de PPA, que é o Plano Plurianual de governo e que tem o maior orçamento da história LGBTQIA+. A gente deu esse nome e reuniu aqui as ações que queremos entregar e dialogam nos campos do enfrentamento à violência e do trabalho digno”, explicou a gestora.

LGBTQIA+ Cidadania

 

Por meio da marca, será possível encontrar todas as ações de promoção, defesa e garantia dos direitos das pessoas LGBTQIA+ (Criação: Ascom/MDHC)

A marca lançada é uma iniciativa de promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+ que integra o plano plurianual 2024-2027 do Governo Federal.

Por meio de um QR Code, será possível encontrar todas as ações de promoção, defesa e garantia dos direitos das pessoas LGBTQIA+ executadas no âmbito, não apenas dos Ministérios, mas de todas as instituições públicas e autarquias federais, com o objetivo de divulgar massivamente as ações, projetos e programas que contemplam esse segmento da população.

Investimento

A destinação de R$ 1 milhão será feita pelo banco público, por meio da Fundação Banco do Brasil. Além disso, parte dos recursos do Cartão do Orgulho serão revertidos para editais voltados à inclusão da comunidade LGBTQIA+.

“Desde que assumi a presidência do Banco do Brasil, coloquei a diversidade no centro da gestão da empresa, e a cada dia os resultados mostram ao mercado o quanto investimento em igualdade, equidade e diversidade está diretamente ligado ao retorno social e financeiro”, apontou a presidente do banco, Tarciana Medeiros.

“Aqui no BB, temos uma unidade que se dedica a ampliar cada vez mais nossos projetos e ações afirmativas junto ao público LGBTQIA+ tanto interna quanto externamente. Este ano, estaremos novamente presentes, tanto na Feira da Diversidade quanto na Parada LGBT. Essas ações são muito importantes, sem dinheiro a gente não faz nada. Não tem como incluir a comunidade, incluir as pessoas nos ambientes corporativos, se elas não tiveram oportunidade”, acrescentou.

“Essa entrega para nós é poder ter um sentimento de tarefa cumprida, de dizer que valeu a pena a gente estar aqui e que vão ter que engolir a capacidade que a gente tem de fazer política pública porque vai ser uma política linda que vai mudar a vida das pessoas”, concluiu a secretária Symmy Larrat.

Tags:

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.