
Foto: Divulgação/IMMU
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou a fiscalização no estacionamento de shoppings center da zona Leste da cidade, nesta segunda-feira, 20/5. O objetivo principal da operação foi de coibir o uso indevido das vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência (PcD).
“É inaceitável que ainda tenhamos que lidar com essa falta de respeito e consciência. As vagas para idosos e PcDs são um direito garantido por lei e é nosso dever assegurar que sejam utilizadas corretamente”, afirmou o diretor de operações do IMMU, Stanley Ventilari.
Motoristas que estacionam em vagas especiais sem terem a credencial podem ser autuados com multa no valor de R$ 293,47 e ainda perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Credencial
Para obter a credencial que autoriza estacionamento em vaga especial, os idosos precisam apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, cópia de RG e CPF. Para as pessoas com deficiência devem ser apresentados também o laudo médico constando diagnóstico, CID, carimbo e assinatura do médico especialista.
A credencial pode ser adquirida gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede do IMMU, na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul. O cartão que identifica o beneficiado para vagas especiais é específico para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com deficiência física, visual ou com síndromes e tem validade de cinco anos.
A iniciativa da prefeitura teve a aprovação dos motoristas que estavam presentes, especialmente daqueles diretamente afetados pela infração. O IMMU anunciou que continuará com as operações de fiscalização em diversos pontos da cidade, reforçando o compromisso da Prefeitura de Manaus em promover uma mobilidade urbana mais justa e acessível para todos.
Deixe um comentário