05/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Donativos internacionais chegam cada vez mais rápido ao Rio Grande do Sul

Publicado em 20 de maio, 2024

Donativos internacionais chegam cada vez mais rápido ao Rio Grande do Sul

O Governo Federal continua a atuar para acelerar as entregas de donativos internacionais, enviados por entidades governamentais, organizações assistenciais e comunidades brasileiras ao redor do mundo, para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Os ministérios de Portos e Aeroportos e das Relações Exteriores — por meio da Agência Brasileira de Cooperação, da Embaixada do Brasil em Lisboa e do Consulado do Brasil e Miami — articularam, junto a doadores e às transportadoras Azul, Latam e Maersk, o envio da grande quantidade de doações provenientes de doadores estrangeiros e das comunidades brasileiras em Portugal e nos EUA.

No sábado (18/5), chegaram a Campinas, em vôo da Azul Linhas Aéreas, três toneladas de donativos enviados da Flórida pelas comunidades brasileiras em Fort Lauderdale e Orlando. De Campinas, a carga de donativos será transportada, gratuitamente, como parte do programa Avião Solidário da Latam Airllines, até Curitiba, de onde seguirá para o Rio Grande do Sul.

Latam

De Portugal, também em voo da Latam, no sábado, chegaram a Canoas os primeiros 300kg de doações coletadas pela comunidade brasileira em Lisboa. O vôo chegou a Canoas transportando também três toneladas de doações de todo o Brasil. Cerca de nove toneladas de donativos dos EUA estão a caminho do Brasil em navio da Maersk.

Ainda no sábado, chegou a Guarulhos, São Paulo, o primeiro de três aviões com ajuda humanitária dos Emirados Árabes Unidos e da comunidade brasileira naquele país. Segundo a Embaixada dos EAU em Brasília, nessa primeira leva vieram 500 geradores, 10 mil pacotes com redes de proteção contra mosquitos, 10 toneladas de produtos para higiene, 10 mil cobertores e 5 mil lâmpadas solares. A decolagem do segundo avião com donativos dos Emirados Árabes Unidos está prevista para esta segunda-feira (20/5).

No domingo (19/5), o Ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, telefonou ao Chanceler dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah bin Zayed, para agradecer as doações emiráticas ao Rio Grande do Sul.

Simplificado

A Receita Federal está atuando para agilizar o desembaraço aduaneiro das doações chegadas do exterior, por meio do programa “Receita Via Rápida”, possibilitando o transporte acelerado ao Rio Grande do Sul. Todo procedimento será realizado pela própria Receita e pelos governos estadual e municipais: as doações poderão ser despachadas por meio de Declaração Simplificada de Importação em papel (DSI formulário), Declaração Simplificada de Importação e Declaração de Importação. Essas doações serão isentas de todos os tributos.

Tags:

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.