09/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Papa critica armas e preservativos em conferência pró-natalidade

Publicado em 10 de maio, 2024

Papa Francisco pede fim de guerra em Gaza

Papa critica armas e preservativos em conferência pró-natalidade

O papa Francisco criticou as indústrias de armas e contraceptivos nesta sexta-feira (10), acusando-as de destruir ou impedir a vida, em discurso em uma conferência sobre a crise demográfica que assola a Itália e a Europa.

A taxa de fertilidade da Europa tem se mantido em torno de 1,5 nascimento por mulher na última década. Isso está acima dos níveis observados no Leste Asiático, mas muito aquém dos 2,1 necessários para manter os níveis populacionais.

A escassez de bebês é particularmente grave na Itália, onde os nascimentos caíram para uma baixa recorde em 2023, o 15º declínio anual consecutivo. Até agora, os sucessivos governos não conseguiram reverter a tendência, apesar das repetidas promessas.

Demografia

“Há um fato que um estudioso de demografia me contou. No momento, os investimentos que geram mais receita são as fábricas de armas e os contraceptivos. Um destrói a vida, o outro impede a vida… Que futuro temos? É feio”, disse o papa.

Francisco, de 87 anos, há muito tempo é um ferrenho opositor da indústria de armas. Ele também reafirmou a proibição de longa data da Igreja Católica sobre o controle artificial da natalidade, embora apoie as formas naturais de evitar a gravidez.

“Alguns pensam, desculpe-me se uso a palavra, que para sermos bons católicos, temos que ser como coelhos, mas não”, afirmou ele durante um voo de volta das Filipinas em 2015, acrescentando que a Igreja promove a “paternidade responsável”.

Roma

Na conferência de Roma, Francisco disse que o número de nascimentos era o primeiro indicador da “esperança de um povo”, e que a Europa estava se transformando cada vez mais em um continente “velho, cansado e resignado”.

“Os lares estão cheios de objetos e esvaziados de crianças, tornando-se lugares muito tristes. Não faltam cachorrinhos, gatos, não faltam. Faltam crianças”, declarou o pontífice.

Os governos precisam implementar políticas “sérias e eficazes” em favor das famílias para lidar com a questão, disse Francisco, pedindo aos jovens que tenham confiança no futuro.

Ele pediu políticas que permitam que as mães não tenham que escolher entre o trabalho e o cuidado dos filhos, e que deem aos jovens casais a chance de um emprego estável e a possibilidade de comprar uma casa.

“Sei que para muitos de vocês o futuro pode parecer inquietante e que, em meio a taxas de natalidade em declínio, guerras, pandemias e mudanças climáticas, não é fácil manter a esperança viva. Mas não desistam, tenham fé”, disse ele, referindo-se aos jovens.

Tags:

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.