No Amazonas, ‘Maio Amarelo’ terá apoio e participação do Judiciário Estadual

No Amazonas, ‘Maio Amarelo’ terá apoio e participação do Judiciário Estadual

Reforçando as ações de sensibilização contra os alarmantes índices de acidentes de trânsito e buscando conscientizar para a redução dessas ocorrências nas vias estaduais, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, participou na manhã desta terça-feira (07/06) da cerimônia de abertura da Campanha Nacional de Trânsito – Maio Amarelo 2024, iniciativa que, no Amazonas, tem a participação do Poder Judiciário, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM).

No evento, realizado no auditório Rubi da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas, tam,bém participou pelo TJAM o juiz de direito Yuri Caminha Jorge (magistrado da Vara Especializada em Crimes de Trânsito da Comarca de Manaus e que tem como juiz de direito titular o magistrado Flávio Henrique Albuquerque de Freitas).

Neste ano, por iniciativa expressa da presidente, a gestão do Poder Judiciário se soma às demais instituições coordenadoras da campanha em âmbito estadual, objetivando sensibilizar a sociedade para o tema. Em discurso na abertura da Semana, no auditório da sede da OAB/AM, a desembargadora Nélia Caminha frisou que a sociedade precisa estar engajada na prevenção aos acidentes de trânsito, pois toda a vida é preciosa, inclusive a dos animais domésticos e silvestres, que também são vítimas fatais de atropelamentos.

Tribunal

“O Tribunal de Justiça do Amazonas não poderia ficar afastado da ‘Campanha Maio Amarelo’, à qual nos unimos com grande satisfação. É preciso conscientizar que toda a vida é preciosa. Tudo passa pela educação, pela conscientização e pela informação. Estamos juntos nessa tarefa para conscientizar não somente os motoristas, mas também os pedestres e ciclistas, de que toda a vida é preciosa. Temos que ter responsabilidade no trânsito, e não só em relação à vida humana, mas também à vida animal. Como presidente do Tribunal, assumo não somente o compromisso com a justiça, mas também de destacar a importância vital de promovermos uma cultura de paz, inclusão e segurança no trânsito”, disse a desembargadora Nélia Caminha.

Ao afirmar que é preciso lembrar dos animais que compartilham e habitam as nossas estradas, a presidente do TJAM recordou a morte do cão Klinger, que era mascote do Poder Judiciário e morreu após ser atropelado, em 16 de março deste ano.

Causa animal

“Eu defendo a causa animal e me engajei nessa campanha não só pelas vidas humanas, que, claro, são importantíssimas, mas eu também entendo que a vida animal não só dos animais domésticos, mas também dos silvestres, deve ser preservada. Há pouco tempo perdemos o mascote do Tribunal, o Klinger, que foi atropelado em um dia de chuva e veio a morrer. Isso foi muito doído para todos nós do Tribunal, pois todos gostavam dele. Isso também serve para conscientizar as pessoas da importância da vida animal. Que sejamos conscientes”, completou Nélia Caminha Jorge.

Presente ao lançamento, o vice-governador Tadeu de Souza corroborou as palavras da desembargadora e lembrou da falta de cuidado existente no trânsito para com os animais. “Muitas das vezes somos espectadores, na via pública, no trânsito, de forma exacerbada, da cultura da falta de elegância, da descortesia, da falta de cuidado com o próximo e muitas das vezes com os animais”, disse o vice-governador.

Participantes

A mesa de autoridades contou, além da desembargadora Nélia Caminha Jorge, do vice-governador Tadeu de Souza e do juiz Ygor Caminha, também com a presença do diretor-presidente do Detran/AM, Wendell Waughan Monteiro; do diretor do Detran de Roraima e presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Álvaro Duarte; do vereador Kennedy Marques (representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM)); do defensor público Téo Eduardo (representando a Defensoria Pública do Estado (DPE/AM); da presidente da Comissão Especial de Proteção aos Animais da OAB/AM, Márcia Oliveira dos Santos; da secretária de Estado da Saúde (SES/AM), Nayara de Oliveira Maksoudy Moraes; diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatiana Costa Amorim Ramos; demais autoridades, servidores dos poderes, imprensa e público em geral.

Tags: maio amarelo
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *