Orquestra Sinfônica da Amazônia estreia neste domingo (5), no Teatro Amazonas

Foto: Divulgação

Com DNA amazônico. Assim nasce a Orquestra Sinfônica da Amazônia (OSA), que estreia neste domingo (5/5), às 19h, no Teatro Amazonas, com entrada gratuita. A regência é do maestro Rubens Souza, idealizador da OSA. O público vai acompanhar o nascimento desta orquestra clássica, composta por 50 músicos em início de carreira que atuam em conjunto, com outros músicos experientes do cenário musical de Manaus.

“É um momento muito especial. Estou muito feliz pela história ter me escolhido para liderar a Orquestra Sinfônica da Amazônia, até porque não é todo dia que nasce uma orquestra. E esse projeto nasce do sonho de várias pessoas que têm a arte como profissão e como um modo de vida. Agora, temos um grande desafio de toda orquestra independente que é alicerçar a OSA, e para isso precisamos convencer empresários a investir em cultura, para que os projetos musicais possam ser executados plenamente”, explica o maestro Rubens Souza.

Concerto inédito

“A linda toada amazônica”, do compositor Timóteo Esteves, deve encerrar o concerto de estreia. Segundo o músico violoncelista, essa composição é uma obra inspirada nas tradições amazônicas e foi composta com o propósito de celebrar e honrar essa rica herança cultural.

“Eu escutei essa melodia caindo do céu de Deus em meus ouvidos mortais. ‘A linda toada amazônica’ é uma obra apaixonante, onde cada acorde ressoa como um convite para explorar os segredos e encantos do maior tesouro natural do mundo, a nossa Amazônia”, explica o compositor.

Mozart e Borodin

Concerto N° 3 em Sol Maior para violino e orquestra, e a Sinfonia N° 41 em Dó Maior “Júpiter”, de Mozart, abrem o concerto da Orquestra Sinfônica da Amazônia. No solo, o violinista Victor Amazonas, de 13 anos, que é formando do Liceu de Artes Cláudio Santoro.

Victor é conhecido pela habilidade e rapidez quando toca, e para conseguir o feito, o violinista realiza a prática do instrumento no mínimo 3 horas por dia. Esta é a terceira vez que Victor fará o solo de um concerto.
“A primeira vez eu tinha 7 anos. Solei Vivaldi na OCA (Orquestra de Câmara do Amazonas) e, aos 10 anos na Amazonas Filarmônica, eu fiz o solo de Mozart. E agora, para a estreia da OSA, eu estou muito ansioso para realizar o meu melhor solo”, declara o violinista.

Foto: Divulgação

Orquestra Residente do Icbeu

A Orquestra Sinfônica da Amazônia nasce como orquestra residente do Teatro Icbeu. Ao todo, 50 músicos constituem a OSA.

Criada em janeiro de 2024, pelo diretor artístico e maestro Rubens Souza, a Orquestra Sinfônica da Amazônia (OSA), estava nos projetos do músico erudito há alguns anos. A idealização foi ganhando forma durante a pandemia da Covid-19.

Foto: Divulgação

A batuta do maestro é feita com madeiras regionais: marupá, saboarama e guariúba.
Jessilda Furtado, diretora executiva da OSA, teve a ideia da criação, e a designer de biojóias Rita Prossi idealizou o conceito.

Já o estilista de moda Siuduhi produziu as gravatas dos músicos da orquestra. O tecido foi pigmentado com a substância da planta medicinal crajiru.

Incentivo à cultura

O projeto de criação da Orquestra Sinfônica da Amazônia possui patrocínio cultural do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (Icbeu-Manaus).

A Bemol, uma empresa de rede de lojas de departamento, também visualizou a importância de relacionar a marca a um projeto cultural, e é uma das patrocinadoras da OSA.

A orquestra tem apoio cultural da TV Encontro das Águas, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, do Governo do Amazonas, do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA) e do Museu da Amazônia (Musa).

Maestro Rubens Souza

Músico trompetista formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que atua na Amazonas Filarmônica há mais de 25 anos. É o criador da Série Rio Negro Concertos Sinfônicos e da Orquestra Sinfônica da Amazônia. Nos últimos anos tem dedicado a carreira como diretor artístico e regência de orquestras clássicas.

Transmissão ao vivo

A “Série Rio Negro” tem transmissão ao vivo pelo Sistema Encontro das Águas, TV aberta 2.1, NET 513, e também pelo Facebook e YouTube, para 52 municípios do Amazonas.

Serviço:

Estreia da Orquestra Sinfônica da Amazônia
Local: Teatro Amazonas / Largo de São Sebastião, s/n – Centro de Manaus
Data: 5/5/2024 (domingo)
Hora: 19h
Entrada: franca

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *