26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governo Federal cria comitê para gerir poupança do Pé-de-Meia

Publicado em 02 de maio, 2024

Governo Federal cria comitê para gerir poupança do Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia, criado para incentivar a permanência e a conclusão de estudantes matriculados no ensino médio da rede pública, conta a partir de agora com um grupo para gerir a Poupança de Incentivo à Permanência e Conclusão Escolar do programa. Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro Camilo Santana (Educação), o decreto que institui o Comitê de Participação do Fundo foi publicado nesta quinta (2/5) no Diário Oficial da União.

A lei que oficializou o incentivo financeiro aos estudantes matriculados no ensino médio público integrantes de famílias atendidas pelo Cadastro Único, autoriza a União a participar, no limite global de até R$ 20 bilhões, do fundo que tem por finalidade custear e gerir o incentivo assegurado pelo Pé-de-Meia. A estimativa é de que o Governo Federal invista R$ 7,1 bilhões por ano para atender 2,5 milhões de estudantes.

Leia também: Pé-de-Meia: saiba como proteger seu incentivo de fraudes e golpes

O comitê nasce com a competência de examinar o estatuto do fundo e as propostas de alteração, além de acompanhar o desempenho, a partir dos relatórios elaborados por sua administradora. O grupo deverá, ainda, examinar auditorias relacionadas ao fundo, bem como prestações de contas, balanços anuais e demonstrações financeiras, além de propor a adoção de medidas com vistas ao aperfeiçoamento da gestão.

O comitê será composto por dois representantes do Ministério da Educação, dois da Casa Civil e dois do Ministério da Fazenda. O comitê se reunirá, em caráter ordinário, anualmente e, em caráter extraordinário, sempre que convocado por seu coordenador ou requerido por qualquer um de seus membros.

Leia também: Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

Como funciona o Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia prevê um incentivo mensal de R$ 200, que pode ser sacado em qualquer momento, mais depósitos de R$ 1 mil ao fim de cada ano concluído, que o estudante só retira ao se formar no Ensino Médio. Considerando as dez parcelas de incentivo, os depósitos anuais e, ainda, o adicional de R$ 200 pela participação no Enem e pela matrícula, os valores chegam a R$ 9.200 por aluno que percorre os três anos do Ensino Médio.

O programa tem como público-alvo estudantes de 14 a 24 anos, matriculados no ensino médio da rede pública, e estudantes de 19 a 24 anos, matriculados na educação de jovens e adultos (EJA), que pertençam a famílias inscritas no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal. Além da situação de vulnerabilidade social, é condição de acesso a inscrição do estudante no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

O recebimento do Pé-de-Meia está condicionado ao cumprimento de requisitos como matrícula, frequência escolar mínima de 80%, aprovação nos anos letivos e participação no Enem no último ano do Ensino Médio público.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.